As Feiras Francas estão de regresso a Fafe para cinco dias de animação. Esta edição acontece de 13 a 17 de maio e tem como cabeça de cartaz o cantor fafense Carlos Pires e os grupos musicais Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, Aronis Show e Os Trastes. O programa conta ainda com atuação de DJ’s, fado, festival de folclore, animação de rua, cenas da vida rural, jogos tradicionais, concurso pecuário, corrida de cavalos e muito mais.
O evento arranca às 15:00 da próxima sexta-feira, 13 de maio, com a inauguração da Expo Rural e a uma animação de bombos no mesmo local. Nessa noite, o programa contempla diversos momentos musicais, com destaque para a atuação da banda Aronis Show, às 21:00, no palco principal do Parque da Cidade. No dia 14, sábado, realiza-se a Feira das Coisas da Vida Rural na Praça das Comunidades, local onde serão recriados alguns momentos do dia a dia no campo. Nessa tarde, às 14:30, atuam no Parque da Cidade a Banda de Golães e às 16:30, sobe ao palco a Banda Revelhe na Praça 25 de Abril. Às 21:00, acontecerá uma atuação inédita de fado em que os fadistas Rosa Veloso e Valentim Carvalho cantarão na varanda do Arquivo Municipal. Seguem-se, no palco principal, os concertos do grupo Os Trastes e El Señor. A noite termina com a atuação dos Dj’s Nino, Miguel Mendes e Ziks.
Domingo, dia 15 de maio, reserva logo pela manhã um passeio equestre de cerca de 10 quilómetros desde Medelo, assim como cenas da vida rural, encontro de bombos e dois momentos dedicados ao folclore, com um desfile desde a Expo Rural com início às 15:00 e um festival no palco da Praça 25 de Abril, às 15:30. No que toca ao programa musical, realce para a atuação das fadistas Palmira Ramada e Cristina Lima na varanda do Club Fafense a partir das 21:00 e às 22:00 começa o espetáculo de “Cláudia Martins & os Minhotos Marotos”. Depois da atuação dos cabeças de cartaz desta edição, será lançado, às 00:00, o fogo de artifício na Torre do Relógio.
Carlos Pires e fogo de artifício na noite do feriado municipal
No dia 16 de maio, feriado municipal de Fafe, o programa começa com a feira do gado cavalar, às 9:00, no Parque da Cidade, sendo a tarde marcada pela chega de bois às 16:30, seguida de animação musical variada. Às 21:30, sobe ao palco principal o cantor Carlos Pires e, nessa noite, encerra a Expo Rural. O último dia do evento, terça-feira, dia 17, promove logo às 09:00 o Concurso Pecuário, a realizar no Parque da Cidade. Está igualmente prevista a corrida de cavalos a passo-travado, que terá lugar na Rua Ângelo Medon. As festas encerram nesse dia, às 19:00.
Destaque-se ainda que a edição deste ano conta, para além do organizador principal, a Câmara Municipal de Fafe, com o envolvimento de várias entidades, como COFafe, Junta de Freguesia de Fafe, Águas de Fafe ou Rancho Folclórico de Fafe, e um total de 36 stands, que variam entre serviço de bebidas, artesanato, produtores locais e atividade económica representativa de vários setores. Importa registar que, nesta edição, as bebidas serão servidas em copos recicláveis, sem resíduos e amigos do ambiente, com vista a minimizar ao máximo o impacto ecológico de um evento desta dimensão. A Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe (COFAFE) tem a seu cargo a organização de todo o programa relacionado com a atividade agro pecuária e exposição e atividade rural presentes na iniciativa.
Ainda no âmbito do evento, de 13 a 15 de maio, acontece também o “Fim de semana Gastronómico”, que promove uma experiência gastronómica a todos aqueles que queiram experimentar a gastronomia local, nomeadamente a “Vitela Assada à Moda de Fafe” e a prestigiada doçaria “Doces de Gema”. A iniciativa conta com a adesão de 11 restaurantes locais e está disponível no jantar de dia 13, almoço e jantar no dia 14 e almoço no dia 15. Ainda neste âmbito, as 12 unidades de alojamento local parceiras desta experiência efetuam um desconto de 10% nas duas noites (sexta e sábado) a quem visitar o concelho neste fim de semana.