Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoVila VerdeFeira dos Vinte está de volta a Vila de Prado. Tradição com...

Feira dos Vinte está de volta a Vila de Prado. Tradição com mais de 700 anos.

© Vila de Prado

Mais de 700 anos depois, a Vila de Prado continua a viver a Feira dos Vinte. A tradição remonta ao reinado do célebre rei D. Dinis e desde então realiza-se todos os anos a 20 de janeiro.

Entretanto, a iniciativa cresceu e apresenta-se com um programa alargado. A 19 e 20 de janeiro não faltam motivos de interesse e atividades diversificadas para miúdos e graúdos, mas o gado continua a ser o ex-líbris do certame.

A tradição começa de véspera com a “Noite das Provas” em que se prova o vinho novo acompanhado de umas deliciosas “Papas à Moda dos Vinte”. Depois, a música popular sobe ao palco no Largo de São Sebastião com os cantares do Encontro de Reis, seguindo-se as animadas e divertidas desgarradas de Augusto Canário e Cândido Miranda.

No dia 20 de janeiro, as primeiras cabeças de gado chegam com o raiar da aurora e assumem a figura de proa de uma feira que inclui comércio diversificado e diversões. Para apoiar a revitalização do setor, há várias atividades relacionadas com a pecuária durante todo o dia.

Da parte da manhã terá lugar o Concurso Pecuário, o Desfile de Gado e a Bênção dos Animais. Durante a tarde, o gado cavalar assume as rédeas com o extasiante espetáculo equestre. A Feira dos Vinte encerra com a animação e a alegria do Festival Folclórico agendado para o serão.

Como decorre sempre a 20 de janeiro, dia de São Sebastião, muitos fiéis dirigem-se à Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso para prestar a sua devoção e participar nas cerimónias religiosas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS