Quinta-feira, Abril 25, 2024
16.1 C
Braga
RegiãoGuimarãesFeira de Guimarães reabre com sistema de controlo de entrada de utentes

Feira de Guimarães reabre com sistema de controlo de entrada de utentes

CM Guimarães

A reabertura da Feira Municipal de Guimarães acontece na próxima sexta-feira, 9 de abril, seguindo as medidas do plano de desconfinamento.

A Autarquia de Guimarães garante que a feira reabre “em condições de segurança e que garantem confiança a todos os interessados no seu usufruto”.

A entrada de clientes será controlada por um sistema instalado de contabilização de clientes, através de um semáforo nas duas entradas e saídas.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apela à “prudência dos vimaranenses e respeito pelas normas de segurança”, sublinhando que “a pandemia ainda não passou” e é fundamental cumprir as recomendações de saúde no âmbito do desconfinamento.

A lotação do espaço será de 700 clientes, no sentido de cumprir a ocupação máxima indicativa de 0,05 pessoas por metro quadrado de área. Os acessos obrigam a uma gestão cuidada, de modo a evitar uma concentração excessiva, disponibilizando duas entradas e duas saídas. Seguindo o Plano de Contingência, só podem ser atendidas duas pessoas de cada vez por banca, para manter as medidas de distanciamento de pelo menos dois metros entre os clientes e os consumidores serão sensibilizados para a permanência no recinto o tempo estritamente necessário. A Feira Retalhista terá horário alargado das 7:30 às 19:30, para que sejam evitadas as horas de maior fluxo da manhã.

As feiras semanais nas vilas de Pevidém e São Torcato também serão retomadas no próximo sábado, à semelhança do que já sucedeu em Caldas das Taipas.

A estratégia de levantamento das restrições iniciaram em março, com a reabertura dos cemitérios municipais, dos parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, à exceção dos parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças e outros locais destinados a práticas desportivas.

Por razões de saúde pública permanece a necessidade de se observarem regras de lotação, de utilização de equipamentos de proteção individual, de distanciamento físico, de higienização regular dos espaços, das mãos e a etiqueta respiratória, bem como o cumprimento do dever de recolhimento domiciliário, nos termos definidos pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES