Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioRegiãoVieira do MinhoFeijão Amarelo de Vieira do Minho aprovado para inscrição no Catálogo Nacional...

Feijão Amarelo de Vieira do Minho aprovado para inscrição no Catálogo Nacional de Variedades

© CM Vieira do Minho

Foi aprovada a candidatura do Feijão Amarelo de Vieira do Minho no Catálogo Nacional de Variedades.

O projeto, levado a cabo pelo Município de Vieira do Minho em parceria com a Cooperativa Agrícola dos Agricultores de Vieira do Minho e a CERTIS, possibilitou um dos passos “mais importantes rumo ao reconhecimento a nível nacional daquele que é um dos produtos mais típicos desta região minhota”.

“Espera-se que com este processo, para além da garantia de qualidade seja alcançado um escoamento melhor e mais eficiente, que sejam criadas condições para atrair novos produtores e novos mercados”, sublinha a Autarquia.

O Feijão Amarelo é proveniente da planta da família Fabaceae e que pertence à espécie Phaselous Vulgaris L., do ecótipo “Amarelo”. Trata-se de um feijão rasteiro, de maturação média e de vagem pequena.

A sementeira é anual, geralmente realizada em maio e a colheita é feita variavelmente dois a três meses depois, estando sempre dependente das condições climatéricas e disponibilidade hídrica, condições geralmente garantidas pelas próprias características geoclimáticas do concelho. Após a colheita as vagens são expostas a um processo de secagem, na maior parte dos casos de forma natural, por exposição solar, que resulta no produto final pronto a ser comercializado.

Existem muitas receitas e pratos típicos onde se utiliza o Feijão Amarelo. A iguaria “Couves com Feijão”, a Massa à Lavrador ou o Arroz com Feijão Amarelo são exemplos típicos do aproveitamento deste produto endógeno.

Recentemente, no âmbito do processo de certificação do Feijão Amarelo levado a cabo pelo Município de Vieira do Minho, foram incluídos nas ementas escolares do 1º Ciclo do concelho pratos confecionados com este produto local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS