Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão vai assinalar centenário do monumento “Aos Mortos da Grande Guerra”

Famalicão vai assinalar centenário do monumento “Aos Mortos da Grande Guerra”

No domingo, às 10h30.

© CM Famalicão

Famalicão viu concluídas as obras de conservação e restauro do monumento de homenagem aos combatentes mortos na Primeira Grande Guerra, situado na Praça 9 de Abril, em Vila Nova de Famalicão, e cuja inauguração decorreu há precisamente 100 anos.

A intervenção, que resultou de um investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, acontece no ano em que se comemora o centenário da inauguração da obra de autoria de Luís Esteves Carvalho, que aconteceu a 9 de abril de 1924, na então Praça Conde de S. Cosme do Vale.

A apresentação pública do restauro e a comemoração dos 100 anos do monumento estão marcadas para domingo, dia 14 de abril, pelas 10:30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e de vários representantes da Liga dos Combatentes e da ADFA – Associação dos Deficiente das Forças Armadas, na Praça 9 de Abril.

O momento ficará ainda marcado pela homenagem do Município aos combatentes mortos na Primeira Guerra Mundial, pela visita à exposição “100 anos de Memórias: Monumento aos Mortos da Grande Guerra”, patente na Praça 9 de Abril e pela realização de uma Eucaristia, às 11:15, na Igreja Matriz Nova de Famalicão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES