O Município de Vila Nova de Famalicão voltou a receber, pelo quarto ano consecutivo, o título de “Município Amigo do Desporto”, uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa.
A revalidação do título aconteceu na passada quarta-feira, dia 30 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
Ainda no âmbito deste programa, a Autarquia famalicense foi também distinguida com o segundo lugar no concurso “Presença Digital do Desporto e da Atividade Física” e viu reconhecidas as atividades promovidas em tempos de pandemia ao receber a distinção “Recomendada” no concurso “Intervenção Covid-19 no Desporto e na Atividade Física”.
A atividade desportiva gratuita e orientada para a população, nomeadamente com os programas “Famalicão em Forma” e “Mais e Melhores Anos”, inscrições e seguros dos jovens atletas nas diferentes federações desportivas suportadas pelo município, o apoio às atividades das associações e coletividades, a ampliação e modernização do parque desportivo do concelho e a sua permanente manutenção, a promoção de motricidade infantil e a organização de múltiplos eventos desportivos, são alguns dos argumentos que valem a Vila Nova de Famalicão este reconhecimento público nacional pelas suas políticas e dinâmicas desportivas.
Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, acredita que “apostar no desporto é apostar na qualidade de vida, no bem-estar e na saúde dos famalicenses” e que, por isso, “esta é uma distinção que nos deixa a todos muito satisfeitos e certos de que este trabalho não pode parar”.
Sobre as outras duas distinções recebidas, Paulo Cunha acrescenta que “em tempos de pandemia o digital ganhou ainda mais dimensão” e que as aulas de desporto online e o recém-criado canal de YouTube “Famalicão Sénior” foram e continuam a ser muito importantes “para levar alento e energia à vida das pessoas”.
Recorde-se que o objetivo do programa “Município Amigo do Desporto” passa por monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento de práticas que potenciem a atividade física regular e o desenvolvimento desportivo português, partindo de práticas implementadas por cada município aderente ao programa.
O responsável nacional do programa, Pedro Mortágua Soares, realça o facto de, num ano marcado pela pandemia, os municípios terem “continuado o seu trabalho, adaptando-o às atuais circunstâncias, mas não deixando de utilizar o desporto e a atividade física como veículos promotores de uma vida saudável”.