Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão revalida título de Município Amigo da Juventude

Famalicão revalida título de Município Amigo da Juventude

© CM Famalicão

Famalicão recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira de Município Amigo da Juventude, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). A cerimónia de entrega da distinção decorreu em Pinhel, no âmbito do III Encontro da Rede de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela FNAJ, no passado dia 26 de maio.

Para além da bandeira, o município famalicense também recebeu, pelas mãos da vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, um diploma do ‘Selo de Município Amigo da Juventude – Categoria de 5 estrelas’, pelas boas práticas e pelo desenvolvimento de políticas estruturantes no âmbito da juventude.

Neste encontro, o Município de Famalicão renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, garantindo a manutenção na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação no final de 2020.

Recorde-se que, recentemente, a autarquia apresentou o ‘Plano Municipal de Juventude de Famalicão – Estratégia Local para a Juventude 2023-2026’, um plano de gestão autárquica que visa a valorização e retenção dos jovens em Famalicão.

Rede de Museus de Famalicão distinguida nos Prémios APOM

A Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão recebeu uma distinção honrosa na categoria ‘Edições’ nos Prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, com o volume 2 da coleção ‘Ser e Fazer Museu no Século XXI’, lançado em 2022, com o título ‘Definir um Caminho… Onde Estamos, Para Onde Vamos’. A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu na passada sexta-feira, 26 de maio, no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro, Sintra.

Nas palavras do vereador da Cultura, Pedro Oliveira, que recebeu a distinção da APOM em nome da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, é um reconhecimento que “valoriza e premeia o trabalho que realizamos há 10 anos em Vila Nova de Famalicão, através da nossa Rede de Museus (…) distinções como esta, atestam e validam o bom trabalho que tem sido feito em Vila Nova de Famalicão, no que aos museus diz respeito”.

Refira-se que a Fundação Cupertino de Miranda, que agrega o Centro Português do Surrealismo, também foi distinguida nesta cerimónia com um prémio na categoria ‘Instituições’.

Mário Passos agraciado com o título de Associado Honorário no 29.º aniversário da ENGENHO

A ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este comemorou 29 anos de vida no passado dia 26 de maio, com uma cerimónia que teve lugar no Centro de Apoio Comunitário, na freguesia de Arnoso Santa Maria. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, marcou presença na comemoração, tendo sido agraciado com o título de Associado Honorário.

“É uma honra ser Associado Honorário de uma instituição que tanto fez e continua a fazer pelo nosso território. Pela sua natureza e dinâmica inovadoras, estou certo que continuará a ter uma ação preponderante a favor do bem comum e da coesão social nas comunidades locais do Vale do Este” mencionou o Presidente da Câmara.

Para além do edil, também foram agraciadas as empresas que têm apoiado a instituição.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES