Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Remodelação e ampliação da USF Antonina em Requião começam em março

Famalicão: Remodelação e ampliação da USF Antonina em Requião começam em março

© CM Famalicão

As obras de remodelação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Antonina, na freguesia de Requião, Famalicão, deverão arrancar já durante o próximo mês de março. A garantia foi dada esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, depois de aprovada, em reunião do exeutivo municipal, a proposta para a adjudicação da obra.

A intervenção do equipamento gerido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) está a cargo da Câmara Municipal de Famalicão, implicando um investimento total de cerca de 500 mil euros, que resulta de uma candidatura a fundos comunitários realizada para o efeito. Com um prazo de execução de um ano, a obra será entregue à empresa Construções Camposinhos Ferreira, Lda.

Refira-se que a USF Antonina de Requião ocupa, atualmente, um edifício localizado na Alameda do Mosteiro em condições deficitárias, que impossibilitam dar resposta às necessidades atuais.

Com a intervenção pretende-se efetuar a ampliação da USF para o 1.º piso, que atualmente se encontra desocupado,  e proceder à reabilitação integral do mesmo. Para além das escadas de acesso ao 1.º piso será instalado um elevador que garantirá o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

No piso 0, os três consultórios existentes são mantidos, será construída uma nova sala de tratamento e dois gabinetes de enfermagem, com acesso a um pátio. A área de secretaria e o espaço de espera serão reformuladas. Nos topos foram previstos elementos verticais de acesso ao piso1, um de acesso geral e outro de acesso de utilização restrita aos funcionários de modo a possibilitar uma circulação interna.

No piso 1, o programa reparte-se entre gabinetes internos, gabinetes médicos, uma sala de reuniões/copa e uma sala de saúde infantil. Na área de espera está também prevista um pequeno parque infantil. No sentido de dotar os espaços de espera com maior luminosidade e conforto, será construída uma claraboia que permitirá a entrada de luz natural.

A requalificação da USF de Requião vem no seguimento de um acordo de colaboração realizado entre a ARS Norte e a Câmara Municipal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS