Sexta-feira, Agosto 12, 2022
17.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão recebe Festival Internacional de Folclore

Famalicão recebe Festival Internacional de Folclore

© José Gonçalves

De 3 a 7 de agosto, o folclore do mundo ouve-se e dança-se em Vila Nova de Famalicão. O FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, está de regresso para a segunda edição e vai contar com a participação de perto de meio milhar de folcloristas oriundos de cinco países: Espanha, Polónia, México, Colômbia e Portugal.

Compañía de Danzas de Funza, da Colômbia, Compañía Mexicana de Danza Folklorica, do México, Folklore Ensemble Bystry, da Polónia, e Escola de ball de bot DIT I FET (Palma de Maiorca), de Espanha, são os quatro grupos internacionais que viajam até Famalicão para levar os famalicenses numa incursão pelo folclore internacional.

Para além dos grupos internacionais, participam ainda neste festival o Grupo Etnográfico de São Tiago da Cruz, o Rancho Folclórico São Martinho de Brufe, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos, e o anfitrião, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane.

O programa do festival arranca na Praça – Mercado de Famalicão com o workshop «Danças no Mundo», pelas 15h30, com os grupos internacionais a convidarem os famalicenses para conhecerem as danças típicas do seu país. Tem entrada livre.

Os pontos altos do FAMAFOLK, organizado pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, serão as três galas previstas: de Abertura, que acontece no dia 5 de agosto, pelas 21:30, nos jardins dos Paços do Concelho; a 2.ª Gala do FAMAFOLK no sábado, dia 6, às 21:30, no Largo da Igreja da vila de Riba de Ave; e de Encerramento no domingo, dia 7, às 15:30, no Parque da Ribeira, em Joane.

Refira-se que este evento internacional conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Joane e de Riba de Ave, da Federação do Folclore Português, da Fundação INATEL e da Associação CIOFF Portugal.

A programação do FAMAFOLK pode ser consultada aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS