Segunda-feira, Agosto 15, 2022
16.1 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: "Queima do Galheiro" de Fradelos está de regresso neste Carnaval

Famalicão: “Queima do Galheiro” de Fradelos está de regresso neste Carnaval

© CM Famalicão

A tradição ancestral da “Queima do Galheiro” em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, está de regresso neste Carnaval com um programa de animação repleto de música popular, de onde se destacam os concertos de Quim Barreiros e do Toy.

Com a grande noite de Carnaval de Famalicão suspensa devido ao contexto que ainda se vive da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal em colaboração com diversas associações do concelho preparou um programa com exposições, desfiles, entre outras atividades.

A “Queima do Galheiro” surge como uma tradição pagã identitária local, consistindo essencialmente na queima de uma enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro – galheiro –  assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas. É um evento que conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão em concertação com a Associação Koklus, Junta de Freguesia de Fradelos e as duas comissões organizadoras dos galheiros: Ferreirinhos e Quinta – Sapugal.

De acordo com o Município de Famalicão, “este ano serão acesos dois galheiros na freguesia, nomeadamente no Lugar de Ferreirinhos e no Lugar de Quinta – Sapugal. Ao longo do dia, e nos dias anteriores, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado. No topo coloca-se um boneco a quem se chama Entrudo e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura. A ‘Queima do Galheiro’ assinala, assim, o final das festividades carnavalescas e o início da quaresma pascal”.

© CM Famalicão

O programa arranca no Palco Ferreirinhos, no dia 26 de fevereiro, pelas 19:30, com um concerto de música popular e desgarradas. No dia 28 de fevereiro, pelas 21:00 segue-se a atuação musical pelo grupo Teixeira e Amigos. No dia 1 de março às 20:30, no mesmo palco realiza-se o Concerto Comunitário da “Queima do Galheiro”. “Este concerto leva-nos numa viagem musical pelas sonoridades e cânticos em torno da ‘Queima do Galheiro’, à qual participarão ao vivo várias pessoas da comunidade de Fradelos e, ainda em vídeo, um trabalho plástico dos alunos das escolas de Sapugal e Valdossos. Segue-se a atuação do artista Quim Barreiros e a ‘Queima do Galheiro'”, informou o Município.

No palco da Quinta – Sapugal, as festividades arrancam no dia 28 de fevereiro, pelas 21:30, com o espetáculo audiovisual de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, que apresenta o Louceiro de Galhos. Serão construídas narrativas audiovisuais que são manipuladas e tocadas ao vivo. Pelas 22:30, realiza-se um Baile de Máscaras. No dia 1 de março, pelas 21:00, há um espetáculo de música ao vivo, com Jorge Barão, Mário Sousa e Miguel Borges. O artista Toy inicia o seu espetáculo às 22:00 e pelas 23:15 dá-se a “Queima do Galheiro” da Quinta – Sapugal.

“Noutros tempos, a queima repetia-se em diversos lugares da freguesia, quase num despique, para ver quem queimava o maior “Galheiro”. Hoje, são menos os participantes, mas a alma da tradição mantém-se viva”, salientou o Município de Famalicão.

Refira-se que a iniciativa Minho Inovação é dinamizada pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, Estratégia de Eficiência Coletiva, cofinanciada pelo Norte 2020, através do FEDER.

Do programa de Carnaval promovido pela autarquia, destaca-se ainda a iniciativa gastronómica “Dias à Mesa”, que se realiza de 24 a 27 de fevereiro com o Cozido à Portuguesa a ser servido nos restaurantes do concelho. A folia irá invadir a via ciclo pedonal Famalicão – Gondifelos, com os Caretos na Ciclovia, uma iniciativa que vai realizar-se no dia 27 de fevereiro, domingo gordo, com início marcado para as 09:00 nos Paços do Concelho. O espírito carnavalesco irá invadir todo o concelho, e em algumas freguesias mantêm-se os desfiles de carnaval.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS