Quinta-feira, Maio 26, 2022
26.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão pretende reunir jovens músicos em orquestra sinfónica

Famalicão pretende reunir jovens músicos em orquestra sinfónica

© CM Famalicão

Estão abertas as candidaturas para a quarta edição da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF). Em 2022, o estágio de orquestra sinfónica de curta duração promovido pela Câmara Municipal vai decorrer de 29 de agosto a 3 de setembro e tem disponíveis 87 vagas para jovens instrumentistas de corda, sopro e percussão.

Este ano, a iniciativa volta a contar com a direção artística do maestro José Eduardo Gomes.

As inscrições decorrem até ao dia 15 de maio e destinam-se a jovens instrumentistas oriundos do concelho e/ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão.

Refira-se que os interessados, que podem receber um prémio de participação até 550 euros, devem efetuar a sua candidatura no site do município, onde poderão também encontrar o regulamento da JOF.

O número de vagas subiu este ano de 79 para 87 participantes, sendo distribuídas pelos instrumentos de cordas (26 violinos; 10 violas; 8 violoncelos; 6 contrabaixos); sopro (4 flautas; 4 oboés; 4 clarinetes; 3 fagotes; 7 trompas; 4 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo, 1 tuba e 1 harpa) e 6 instrumentos de percussão.

O estágio irá integrar ensaios de orquestra na Casa das Artes de Famalicão e ainda dois concertos no espaço cultural famalicense nos dias 2 e 3 de setembro.

Refira-se que a JOF conta também com a colaboração de um Conselho Consultivo constituído por representantes das direções das instituições de ensino artístico especializado e de ensino profissional de música do concelho: CCM – Centro de Cultura Musical, ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

Recorde-se que nas últimas edições muitas das candidaturas chegaram mesmo de fora de Portugal, com a presença de jovens artistas de conceituadas instituições de Ensino Superior europeias.

Inscrições e mais informações aqui.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS