Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, quer dar autonomia energética às escolas do concelho. O autarca anunciou ontem, na cerimónia comemorativa dos 187 anos do concelho, que a autarquia está a trabalhar num plano de transição energética para os edifícios escolares que vai passar pela instalação de painéis fotovoltaicos que alimentem as instalações educativas.
Esta foi uma das ações que o autarca famalicense destacou no âmbito do compromisso municipal para a crise climática e a sustentabilidade do território. Mário Passos elegeu o ambiente como tema central das comemorações do Dia do Concelho, reconhecendo publicamente as 57 instituições educativas de Famalicão distinguidas este ano com a bandeira Eco-Escola, e que colocaram o município no top 5 dos municípios com mais distinções no país.
“O ambiente e a sustentabilidade têm, mais do que nunca, que ser uma das prioridades da ação governativa nacional, regional e local. Temos que ser capazes de mudar paradigmas, mentalidades e hábitos. Não podemos continuar a desbaratar recursos naturais como se nada se estivesse a passar. A verdade é que não há mesmo planeta B”, disse Mário Passos, elogiando o exemplo do trabalho desenvolvido nas Eco-Escolas, “semente de presente e de futuro para a nossa terra”.
A cerimónia decorreu na Casa do Território, no Parque da Devesa, precisamente no dia em que este comemorava a sua primeira década de existência. “Não podia haver melhor enquadramento para renovar este nosso compromisso com o ambiente”, referiu o edil, acrescentando que “o Parque da Devesa é o reflexo de bom investimento público. Um investimento que teve retorno imediato e efetivo na qualidade de vida de Famalicão. Um grande exemplo de preservação e de valorização de um espaço natural”.