Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024
7.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão planta 429 novas árvores de 23 espécies no Parque da Devesa

Famalicão planta 429 novas árvores de 23 espécies no Parque da Devesa

© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão arrancou, esta terça-feira, com a plantação de 429 novas árvores e arbustos, de 23 espécies diferentes, no Parque da Devesa.

A plantação deste conjunto de árvores e arbustos, a maioria de caráter ripícola, de folha caduca e autóctone, vai incidir sobretudo nas margens do rio Pelhe e vai permitir, de acordo com a Câmara Municipal de Famalicão, aumentar e diversificar a área arbórea do pulmão verde da cidade, criar mais zonas de sombra ao longo do parque e, consequentemente, mais áreas de estadia e convívio, e promover a biodiversidade abrigando uma maior quantidade e diversidade de espécies de fauna.

No futuro, esta ação vai “significar uma maior produção de oxigénio, uma maior captura de dióxido de carbono e um aumento da capacidade de purificação do ar”.

Grande parte das novas árvores a plantar são salgueiros brancos, vimeiros amarelos, amieiros, freixos e choupos, entre outras.

Este processo arrancou em setembro de 2022, na passagem do décimo aniversário do Parque da Devesa, com a poda de árvores com vista à redução do peso da copa e equilíbrio das árvores.

Este reforço de plantação vai implicar um investimento municipal que ronda os 68 mil euros e está incluída na candidatura “Valorização da Estrutura Arbórea Urbana – Vila Nova de Famalicão”, aprovada no âmbito do Programa Operacional Compete 2020, relativo ao apoio à “Transição Climática – Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco e (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-Sombra em Meio Urbano”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES