Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula apadrinham Ymotion

Famalicão: Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula apadrinham Ymotion

Paula Lobo Antunes © CM Famalicão

Está dado o pontapé de saída para a  9.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. Padrinhos de luxo e um júri de referência nacional foram apresentados no arranque do festival, em cerimónia realizada no passado sábado, dia 6 de maio, no Museu Bernardino Machado. O início do período de inscrição de curtas-metragens na competição do festival aconteceu neste mesmo dia, e decorre até dia 13 de outubro.

“Cada vez mais tem havido uma abertura de temas fraturantes”, refere Rui Tendinha, comissário do festival, relativamente à expectativa em torno dos trabalhos que serão apresentados nesta edição da competição do Ymotion. “Cria discussão, o que é bom”, acrescenta o comissário, que vê com bons olhos o “arrojo” das curtas-metragens produzidas pelos jovens cineastas portugueses.

O painel de jurados da competição é composto pelo argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, que estará acompanhado por Dalila Carmo (atriz), Daniel Catalão (jornalista e apresentador da RTP), Vicente Alves do Ó (realizador e argumentista), Bruno Caetano (produtor de cinema), Diana Duarte (autora, jornalista e apresentadora de televisão), e Ricardo Leite (realizador).

Este ano, o festival é apadrinhado pelos atores Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes, tendo a atriz marcado presença na apresentação da 9.ª edição do festival.

“A competição estimula a criatividade e a auto-superação”, referiu a madrinha do festival, que também salienta que o facto de o trabalho ser avaliado e apreciado por profissionais ligados ao cinema, é uma forma de obter “algum reconhecimento”, pois receber esta atenção da parte deles, “já é uma conquista”.

Ao todo serão oito, os prémios atribuídos pelo festival, com natural destaque para o ‘Grande Prémio Joaquim de Almeida’, que será entregue à melhor curta a concurso.

Serão ainda entregues prémios nas categorias de ‘Prémio Escolas Secundárias’ e ‘Prémio Melhor Documentário’, de ‘Prémio Melhor Animação’, ‘Prémio do Público’, e, ainda, prémios para ‘Melhor Interpretação’, ‘Melhor Argumento’ e ‘Melhor Direção de Fotografia’.

A vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, acredita que esta edição do festival, organizado desde 2015 pelo Município de Vila Nova de Famalicão, “terá um grande sucesso”, não só “pela forte adesão que se têm verificado nos últimos anos”, mas também “pela qualidade dos trabalhos cinematográficos que vêm sendo apresentados a concurso”. Luísa Azevedo reforçou, ainda, que o festival tem vindo a afirmar-se “como uma plataforma de fomento e valorização do cinema jovem produzido em Portugal, servindo de impulso à carreira de jovens cineastas”.

Paralelamente à competição, e até 12 de maio, está a decorrer o Ciclo Formativo Ymotion em vários espaços famalicenses, uma dinâmica que a Vereadora da Juventude vê como uma “grande aposta”, no sentido de munir os jovens de “mais conhecimento e de ferramentas úteis, para que possam seguir uma carreira ligada à sétima arte”, e que conta com formadores como Vicente Alves do Ó, Mafalda Salgueiro, Alexandra Guimarães, Gonçalo L. Almeida e Vera Casaca.

A semana principal da 9ª edição do Ymotion realiza-se de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2023 na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro, e envolve a projeção das curtas-metragens a concurso, entrega de prémios e homenagem a uma figura emblemática do cinema nacional.

Mais informações sobre a candidatura à competição do Ymotion e a participação nas sessões do Ciclo Formativo, podem ser obtidas aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES