Quarta-feira, Maio 18, 2022
16.2 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Música criada pela comunidade apresentada ao público em Avidos

Famalicão: Música criada pela comunidade apresentada ao público em Avidos

© CM Famalicão

Mais de 30 cidadãos, dos 7 aos 70 anos, das freguesias de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, em Famalicão, sobem ao palco do Auditório António Gomes de Avidos, nesta que é a segunda edição da iniciativa «Concerto de Comunidade», desenvolvida pela entidade artística Ondamarela, no âmbito do programa Há Cultura | Cultura Para Todos. O espetáculo musical, original, é apresentado no próximo dia 1 de maio, pelas 18:00, culminando três meses de trabalho artístico com a comunidade.

Das cordas às castanholas, passando pela voz e o canto, o espetáculo musical que está a ser preparado por esta comunidade, sob orientação de profissionais da área da música colaborativa, é inteiramente inspirado nos rituais, histórias, vivências e outros elementos materiais e imateriais deste território, com base no contributo de mais de uma centena de cidadãos.

Uma performance musical em que todos são protagonistas, é o que defende o diretor artístico da Ondamarela, Ricardo Baptista. “Queremos que cada um dos participantes tenha um papel, não queremos que haja alguém na sombra” refere, demonstrando a intenção de que “todos, até os mais tímidos, podem ter um momento no espetáculo”, disse.

“O grosso do grupo não tem experiência musical, e isso torna a experiência ainda mais desafiante e interessante” ,acrescenta Ana Bragança, gestora do projeto, da Ondamarela.

Tanto Ana, como Ricardo, admitem que se trata de um trabalho em constante desenvolvimento. “Ainda não é totalmente claro o que vai acontecer”, admite Ricardo Baptista, salientando que é um dos aspetos que concede autenticidade e beleza ao espetáculo que será apresentado no Dia do Trabalhador.

Mais do que um projeto artístico, Tomás Sousa, Presidente da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, destaca que “é um projeto importante para este território. É uma forma de fomentar a socialização, o convívio e estreitar laços entre as comunidades das freguesias”.

«Concerto de Comunidade» é uma ação artística desenvolvida pela Ondamarela, em parceria com a comunidade de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, que se insere no projeto «Há Cultura | Cultura para Todos», promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Esta é a segunda edição da iniciativa, sendo que a primeira envolveu cidadãos das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Jesufrei, Lemenhe, Mouquim, Nine e Sezures, que apresentaram uma criação musical original no salão paroquial de Mouquim, em novembro do ano passado.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS