Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão já disponibiliza consultas de saúde oral gratuitas aos mais desfavorecidos

Famalicão já disponibiliza consultas de saúde oral gratuitas aos mais desfavorecidos

© CM Famalicão

O Município de Famalicão, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) e a CESPU assinaram um acordo de cooperação para a prestação de cuidados de saúde oral gratuitos aos famalicenses mais carenciados.

As primeiras consultas já estão a ser agendadas e vão ter lugar no Hospital de Famalicão onde foram instalados dois consultórios que o presidente da autarquia, Mário Passos, teve a oportunidade de visitar esta quarta-feira, acompanhado pelos presidentes dos Conselhos de Administração do CHMA e da CESPU, António Barbosa e António Almeida Dias, respetivamente.

O autarca salientou a importância da parceria estabelecida. “Mais uma vez a Câmara Municipal diz presente quando se trata de apoiar os agregados mais carenciados e fá-lo de forma célere e com custos reduzidos graças a parcerias como a que agora estabelecemos com o CHMA e com a CESPU e que me deixam muito satisfeito”, disse.

Satisfação também ela partilhada por António Almeida Dias. “A partir de hoje o concelho passa a ter apoio na área da saúde oral para uma população que de outra forma não teria hipóteses de aceder a esses cuidados. Estamos muitos satisfeitos com esta oportunidade que reforça a responsabilidade social da CESPU”, sublinhou.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHMA, António Barbosa, este serviço vem “resolver um problema grave que é o problema do acesso à saúde oral e, por isso, o CHMA não podia deixar de cooperar e de trabalhar para a sua concretização”.

Refira-se que a colaboração será tripartida entre o município, o CHMA e a CESPU e contará com uma comparticipação municipal global até ao valor de 68.500 euros.

Na prática, o CHMA cede o espaço para a prestação dos cuidados em Medicina Geral Dentária, bem como o pessoal administrativo; a CESPU apetrecha o espaço com os equipamentos necessários e os profissionais de saúde dentária e assegura as consultas e intervenções a preços reduzidos.

À Câmara Municipal cabe o pagamento do valor respetivo de cada uma das consultas, bem como a sinalização, através da sua divisão de Ação Social, dos agregados familiares que necessitam deste apoio social.

Recorde-se que a medida vai de encontro a um compromisso assumido por Mário Passos para com os famalicenses na sua campanha eleitoral.

Mais informações através dos Serviços de Ação Social da autarquia, através do número 252 320 940, do email [email protected] ou presencialmente na Rua Camilo Castelo Branco, nº. 94 – 1º. Andar.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS