Sexta-feira, Abril 12, 2024
20.5 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão já destruiu mais de 8 mil ninhos de vespa asiática

Famalicão já destruiu mais de 8 mil ninhos de vespa asiática

© CM Famalicão

Na última década, os Serviços Municipais de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão destruíram mais de 8 mil ninhos de vespa asiática, num investimento municipal de cerca de meio milhão de euros.

Desde 2017 que a destruição dos ninhos de vespa velutina no concelho de Famalicão está a cargo da Equipa Operacional de Proteção Civil. Inicialmente, com recurso ao método de incineração em período noturno, e a partir de 2021 através da injeção de biocida. Com este novo procedimento, as intervenções passaram a ser feitas durante o período diurno, o que possibilitou um aumento no número de ninhos tratados, de um máximo de 10 ninhos para 20 por dia.

Uma alteração que, de acordo com o presidente da autarquia, Mário Passos, “resultou numa considerável redução no tempo de resposta”. Atualmente, adianta o edil, “a maioria das solicitações têm sido resolvidas num prazo de 24 a 48 horas, salvo em casos de dificuldades de acesso ou outras circunstâncias impeditivas”.

Em caso de avistamento de ninho, os munícipes deverão contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil através do número 252 317 336 ou através do email [email protected].

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES