Quinta-feira, Junho 13, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão inaugura mural inspirado pela comunidade da Ucrânia

Famalicão inaugura mural inspirado pela comunidade da Ucrânia

© CM Famalicão

Perto de três dezenas de cidadãos da Ucrânua plasmaram num mural no Parque de Sinçães, a forma como Vila Nova de Famalicão está a acolher os deslocados do país, em virtude do conflito bélico existente.

A intervenção, situada junto à entrada da Casa das Artes,  foi desenvolvida no âmbito do “ARTE’ID/Ucrânia”, promovido pelo Município de Famalicão em parceria com A Casa ao Lado, e tem como motivo ilustrações de girassóis, um importante símbolo floral associado à identidade da Ucrânia, tal como elementos artísticos que remetem para a ligação entre ambos os povos, numa ótica de florescimento e desenvolvimento de um futuro em conjunto.

A iniciativa insere-se no projeto “Ser Ucrânia – Serviço Especial aos Refugiados”, financiado pelo Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020 da União Europeia.

Para além do mural, também está prevista, no âmbito do projeto, a dinamização de uma sessão de cinema “Especial Ucrânia” a 2 de setembro, na Casa de Camilo (Seide S. Miguel), inserida no âmbito do Cinema Paraíso; a montagem de uma exposição do trabalho fotográfico realizado ao longo do “ARTE’ID/Ucrânia”, que estará patente de 23 a 30 de setembro no Parque da Devesa; e a realização de um espetáculo comunitário orientado pela Ondamarela, com estreia marcada para o dia 16 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

Para a execução das iniciativas previstas, a autarquia conta com a colaboração de parceiros como o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), A Casa ao Lado, Associação de Integração Multicultural (AIM), Ondamarela e Cineclube de Joane.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES