A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado vai realizar, no dia 20 de maio, pelas 21:30, a Grande Gala de Fado de Homenagem a José Marão, um evento que terá lugar na Praça Manuel Sotto Maior, na Rua Direita, e que conta com o apoio do Município.
A gala será uma homenagem pública a título póstumo ao famalicense José Marão, um “exímio interprete de viola de fado”.
Nascido e criado em Vila Nova de Famalicão, numa das mais típicas ruas da cidade famalicense – a Rua Direita -, e descendente de uma linhagem de guitarristas, José Marão aprendeu a tocar guitarra com o seu tio, José Alves, primeiro guitarra portuguesa e, posteriormente, viola de fado. Viveu o fado de forma intensa, mas sempre como atividade paralela à sua profissão de escriturário na fábrica “Boa Reguladora”.
José Marão atuou várias vezes na única casa de fado que existiu em Famalicão, situada na Rua Direita: ‘O Cortiço’, e esteve intimamente ligado a vários nomes ligados ao fado. Acompanhou artistas de renome como Valdemar Vigário, Carlos Zel, Susy Paula, José Cid, Alfredo Guedes, Lurdes Castro, e outros, e fez parte, durante um longo período, da Tertúlia de Fado de Coimbra Vítor Costa. Participava com frequência em espetáculos solidários e de angariação de fundos, tanto no concelho como em outras cidades do país.