Famalicão recebe este domingo, 28 de agosto, a Feira das Cebolas no Parque de Lazer da Freguesia de Gondifelos. O evento tem início a partir das 07:00 onde a “Cebola é rainha em Gondifelos”.
Na casa da D. Quinhas, os mais novos já começaram a entrançar as cebolas. A secular Feira das Cebolas de Gondifelos, uma das maiores e mais antigas feiras das cebolas de Portugal e um marco na história da freguesia.
Apesar da Feira das Cebolas acontecer apenas no domingo, serão dois dias de festa comunitária, no âmbito da Mostra Comunitária de Gondifelos.
Do programa de animação da Mostra Comunitária, organizado pela Junta de Freguesia em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, destaque para a realização, no domingo, dia 28, da oficina de entrançamento de cebolas (11:00), para o Desfile de Cebolas (15:30) e para os inúmeros eventos musicais e desportivos que acontecem nos dois dias do evento, desde jogos tradicionais, no dia 27, à Tarde de Folclore, no dia 28, com grupos famalicenses, passando pelo Trail Feira das Cebolas, no domingo de manhã.
Destaque também para o concurso gastronómico «A Cebola é Rainha», que se realiza no sábado, 27 de agosto, às 19:00, onde serão premiados os melhores pratos salgados e doces tendo como ingrediente principal o ex libris deste fim de semana: a cebola.
Refira-se que a Feira das Cebolas em tempos foi o ponto de encontro dos agricultores e produtores de cebolas do concelho para comercializar o produto e estabelecer os preços a praticar nesse ano. É um marco na história da freguesia de Gondifelos, uma tradição centenária, com origem incerta, que se repete anualmente, no último fim-de-semana do mês de agosto e que surgiu devido ao posicionamento estratégico de Gondifelos, que se encontra próximo de Famalicão, Póvoa de Varzim e Barcelos, sendo um local de passagem frequente dos produtores que vendiam os seus produtos pela região. Antigamente, a feira era realizada no adro da igreja paroquial, tendo, em anos recentes, passado a realizar-se no Parque de Lazer da freguesia.