Quarta-feira, Junho 16, 2021
19.5 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão fecha ano de 2020 com autonomia financeira de 86,6%

Famalicão fecha ano de 2020 com autonomia financeira de 86,6%

CM Famalicão

“Um município mais autónomo, mais capaz, mais independente, melhor preparado, com uma situação financeira mais sólida, o que nos permite antecipar um melhor futuro”. É esta a leitura que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, faz da gestão e contas de 2020, cujo relatório foi aprovado esta segunda-feira, em Reunião de Câmara Extraordinária.

Com um grau de execução de 96,9%  de receita prevista e de 78,1% da despesa prevista, o Município de Vila Nova de Famalicão conseguiu responder com propriedade à crise pandémica, canalizando mais dois milhões de euros para as funções sociais do que no ano anterior e ainda assim diminuir a dívida do município em 6,7 %, menos 15,2% em relação ao início do corrente mandato, em 2017.  Com isto, e com o aumento da receita verificada por força da dinâmica económica do concelho, Famalicão fechou o ano com um grau de autonomia financeira de 86,6%.

Paulo Cunha destaca, em particular, este aspeto da arrecadação da receita que registou uma subida de 5,6% de 2019 para 2020. “Importa notar que, dos 133 milhões de euros arrecadados no ano passado, só 0,7% é que resulta da maior arrecadação fiscal, por via dos impostos diretos cobrados aos famalicenses, cujas taxas se mantêm inalteradas há vários anos. O grosso das receitas como transferências de capital, que aumentaram 150% em relação ao ano anterior, explica-se por via da captação dos fundos comunitários. Por isso, é seguro afirmar que o exercício de 2020 terá um impacto muito positivo no futuro de Famalicão”, disse.

“Fizemos o que tínhamos que fazer e fizemo-lo bem! Obtivemos o reconhecimento pelo nosso trabalho no combate à pandemia por parte da ONU e do Tribunal de Contas e não deixámos de realizar as obras materiais e imateriais planeadas para as nossas freguesias, de dimensão desportiva, educativa, cultural, social, infraestrutural, assegurando um contínuo desenvolvimento do território e qualidade de vida à sua população”, conclui o autarca.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS