Quarta-feira, Julho 24, 2024
25.3 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão expõe tesouros arqueológicos na Casa do Território

Famalicão expõe tesouros arqueológicos na Casa do Território

© CM Famalicão

Uma década de tesouros arqueológicos do concelho de Vila Nova de Famalicão encontram-se expostos na Casa do Território, no Parque da Devesa desde esta quinta-feira, numa mostra que retrata a evolução dos objetos e materiais utilizados pela população entre o IV milénio A.C. e o século XII.  A mostra “10 Anos de Tesouros” vai ficar patente até dia 30 de abril, com entrada livre.

A exposição é constituída por 139 objetos recolhidos em escavações ou em superfície ao longo dos inúmeros trabalhos arqueológicos desenvolvidos no concelho famalicense. 

Ao visitar esta mostra, entre muitos outros materiais, os visitantes vão deparar-se com uma chave de uma casa romana, uma foice encontrada no Castro das Ermidas, alfinetes do I milénio A.C, tachas de sandálias romanas e contas de colar vindas do Mediterrâneo.

O horário de visita coincide com o de funcionamento da Casa do Território: terça a quinta, das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30, e sábados, domingos e feriados, das 14:30 às 17:30. 

A acompanhar a exposição, haverá um programa de atividades dirigido a todos os públicos, que abrange desde oficinas e visitas guiadas a lançamento de catálogo e atividades especificas para as escolas.

A exposição “10 Anos de Tesouros” surge no seguimento da atividade “Arqueologia Destaca…”, uma dinâmica mensal desenvolvida pelo gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que dá a conhecer, mensalmente, um achado arqueológico na Casa do Território. 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES