Segunda-feira, Agosto 15, 2022
17.3 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão distinguido com Selo Município da Juventude

Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

© CM Famalicão

O Município de Vila Nova de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.

Neste encontro, o município de Famalicão renovou o compromisso com as políticas locais de juventude de qualidade e amigas dos jovens, garantindo a manutenção na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, da qual faz parte desde a sua criação no final de 2020.

A continuidade desta presença na rede nacional foi assegurada graças a iniciativas municipais desenvolvidas, tais como: Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio direto ao associativismo juvenil, políticas de apoio à iniciativa jovem, plano de investimento direcionado para o setor da juventude, entre outras.

A subscrição do Pacto INOVE jovem, primeiro pacto para as políticas de juventude em Portugal, edificado na Declaração Madeira 2021, no âmbito da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que aconteceu na cidade do Funchal em novembro de 2021, também ficou firmada no dia 19 de maio pelos municípios que compõem a rede nacional. Trata-se de um pacto que visa estabelecer um compromisso entre o Estado Local e Central, partindo da posição política da FNAJ de que as políticas locais de juventude devem ser complementares às nacionais, não se sobrepondo às mesmas e evitando, assim, o desperdício de esforços, de recursos e de energias.

De referir que a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ tem como objetivo principal a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais. Constitui-se como uma rede importante na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis, por via de um diálogo permanente e articulado com a juventude local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS