Domingo, Julho 25, 2021
16.2 C
Braga
InícioCulturaFamalicão: Delães recebe Atelier de Música Colaborativa com Tim Steiner

Famalicão: Delães recebe Atelier de Música Colaborativa com Tim Steiner

© José Caldeira

Estão abertas as inscrições para o Atelier de Música Colaborativa, desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Ondamarela, dirigido a agentes musicais e sociais que atuem junto de comunidades do concelho. As sessões deste atelier decorrerão nos dias 17 e 18 de setembro, 1 e 2 de outubro e 5 e 6 de novembro de 2021 na Casa da Juventude da freguesia de Delães e contarão com a mentoria de Tim Steiner.

Compositor e maestro especializado em criação e performance colaborativa, Tim Steiner tem dirigido centenas de projetos criativos em toda a Europa, em variados contextos musicais e sociais. O trabalho recente inclui a composição e direção de Hunter Gather, um trabalho para três orquestras apresentado pela BBC Concert Orchestra com orquestras amadoras, como parte do projecto Music Nation. Tem trabalhado como animador de workshops e formador com a The Royal Philharmonic Orchestra,  Philharmonia Orchestra e BBC singers, e coordenou trabalho para as London Chamber Orchestra,  BBC Symphony Orchestra, Bergen Philharmonic, Viva Det Norske blåseensemble e a Stavanger Symphony Orchestra, entre outras. Em Portugal, compôs e dirigiu a Operação Big Bang para Guimarães2012 e desenvolve, neste momento, projetos na Casa da Música. No que refere a espetáculos com comunidades, trabalhou em Coimbra, Guimarães, Ovar e Espinho.

O Atelier de Música Colaborativa é uma ação dinamizada pela Ondamarela e inserida no projeto HÁ CULTURA | CULTURA PARA TODOS, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE). Trata-se de uma ação intensiva de exploração musical colaborativa que visa desenvolver as competências musicais na sua relação com a liderança, as aptidões de comunicação e colaboração, assim como a criatividade e os processos de ensino-aprendizagem, direcionado ao eficaz trabalho musical colaborativo.

Recorde-se que a Ondamarela é uma entidade dedicada ao desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos inspirados nas pessoas e nos lugares, que, em 2019, numa parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, efetuou a direção artística do projeto «Aldeias em Festa», um projeto musical desenvolvido com comunidades das freguesias de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais, que resultou num espetáculo com meia centena de participantes, apresentado a 22 de setembro de 2019 no auditório da Fundação Castro Alves, em Bairro.

A inscrição neste atelier é gratuita e obrigatória, havendo um limite de 15 participantes. O formulário de inscrição estará disponível até ao dia 31 de julho de 2021, no site do Município de Vila Nova de Famalicão, juntamente com as normas de participação. A seleção dos participantes será feita pela direção artística do atelier e os resultados informados a 15 de agosto de 2021.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS