Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.7 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão: Conspirações, revoltas e revoluções em destaque nos Encontros de Outono

Famalicão: Conspirações, revoltas e revoluções em destaque nos Encontros de Outono

© CM Famalicão

«Conspirações, revoltas e revoluções em Portugal (1927-1974)» é o tema deste ano dos Encontros de Outono de Famalicão, um colóquio organizado pelo Museu Bernardino Machado, que decorre no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, nos dias 19 e 20 de novembro.

As palestras previstas no colóquio serão realizadas por investigadores da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Paris 8, Universidade de Coimbra, Instituto Universitário de Lisboa e Instituto Politécnico de Setúbal. As sessões abordam desde «Reflexões sobre conspirações, revoltas e revoluções contra a Ditadura Militar e o Estado Novo (1927-1974)» pelas palavras de Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa, até «As conspirações da oposição republicana no exílio na década de 30. Esperanças e desilusões» por Cristina Clímaco, da Universidade de Paris 8.

A ligação da temática ao Museu, prende-se com o facto de o patrono deste, Bernardino Machado, ter sentido de perto algumas destas revoltas e revoluções na I República, sendo de salientar a revolução de 28 de Maio de 1926 que o levou a renunciar ao exercício do cargo de Presidente da República, e a exilar-se em França, a partir de 1927, de onde combateu a ditadura do Estado Novo no plano doutrinal e liderando a Liga de Paris.

As inscrições para o colóquio já estão abertas e decorrem até ao dia 17 de novembro através do link https://forms.gle/HGNkkGQ28jLbFpuv5 . O evento é aberto ao público em geral, e está certificado como Ação de Longa Duração pelo CFAEVNF – Centro de Formação Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão para os grupos disciplinares de história, geografia, português e economia.

Mais informações no site: www.bernardinomachado.org

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS