Segunda-feira, Dezembro 4, 2023
12.3 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão com novo Plano de Desenvolvimento Social até 2030

Famalicão com novo Plano de Desenvolvimento Social até 2030

Mário Passos © CM Famalicão

Famalicão tem um novo Plano de Desenvolvimento Social que vigorará até 2030. O Diagnóstico Social que fundamenta a elaboração deste documento estratégico foi apresentado na quarta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda.

“No Diagnóstico Social, elaborado pela empresa Smart Value Consulting, é possível encontrar um retrato municipal e regional construído a partir de diferentes fontes de informação estatística e auscultação de agentes formais e informais do território. A sua elaboração incluiu um processo de envolvimento, auscultação e promoção do debate coletivo, que contou com a participação ativa de agentes e representantes institucionais que integram a Rede Social de Vila Nova de Famalicão, que trabalham as áreas ligadas ao desenvolvimento social nas dez Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF) do concelho”, refere a autarquia de Famalicão em comunicado.

“Foi um trabalho muito participado e um dos objetivos era mesmo esse: envolver os agentes locais em todo este processo. Capacitá-los para uma intervenção mais ativa e ajudá-los a definir um conjunto de orientações”, refere Paulo Alves, da Smart Value Consulting. De acordo com o responsável, o documento “é, sobretudo, um instrumento de trabalho para ajudar as organizações a encontrar informação que possa ser útil, por exemplo, para aceder a financiamentos comunitários e a reforçar aquilo que pode ter a sua intervenção futura”.

“É uma radiografia social do nosso território que nos permitirá criar condições para um desenvolvimento social sustentável que não deixe ninguém para trás”, menciona o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.

“A dimensão social é um desafio permanente”, refere o autarca, dando nota que “estamos plenamente comprometidos com o desenvolvimento social do nosso concelho e em dar passos sólidos, que se refletem nos objetivos estratégicos traçados neste plano e nas ações propostas”.

O Diagnóstico Social foi o elemento de referência principal para a definição do novo Plano de Desenvolvimento Social (PDS) de Vila Nova de Famalicão, que está articulado com os propósitos, programas e agendas descritos no Famalicão.30 – Plano Estratégico 2022-2030, apresentado em janeiro de 2023 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O novo PDS, que vigorará entre 2023 e 2030, está assente em dois eixos estratégicos: Rede Social e Governança para a Resiliência (Eixo E1) e Território de Inclusão Social (Eixo E2), duas orientações estratégicas suscitadas pelos desafios previstos nas áreas prioritárias de intervenção social e comunitária do território.

Dentro destes objetivos estratégicos, foram definidas nove “Missões de Desenvolvimento Social”, compostas, no seu conjunto, por 76 ações, que consolidam os dois eixos estratégicos referidos anteriormente.

As nove missões traçadas no documento são Consolidar a Rede Social de Vila Nova de Famalicão; Promover novos modelos de cuidado; Dinamizar processos e iniciativas de inovação social; Combater a vulnerabilidade e a pobreza das famílias, e, em particular, das crianças e jovens; Promover o envelhecimento ativo, saudável e bem-sucedido; Promover a saúde mental e comunitária; Incluir as pessoas com deficiência ou incapacidades, qualificando os modelos de intervenção; Acolher e integrar migrantes e suas famílias; Consolidar e qualificar os modelos de intervenção social, educativa e terapêutica no âmbito das dependências.

O relatório final do Diagnóstico Social apresentado na quarta-feira, bem como o “Plano de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Famalicão 2023-2030” podem ser consultados aqui.

MAIS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES