Quarta-feira, Outubro 9, 2024
19.5 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão celebrou 38.º aniversário de elevação a cidade com entrega das Medalhas...

Famalicão celebrou 38.º aniversário de elevação a cidade com entrega das Medalhas Municipais

© CM Famalicão

Na passagem de mais um aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade, o presidente da Câmara Municipal deixou a garantia de que o executivo que lidera vai continuar a construir Famalicão com “responsabilidade e determinação”.

“Move-nos a paixão pelo território, o respeito pelas gerações mais velhas e pelas gerações futuras da nossa terra”, disse Mário Passos que, este domingo, na sessão solene evocativa do Dia da Cidade, traçou um balanço “bem ilustrativo do caminho de afirmação e crescimento de Vila Nova de Famalicão nos últimos dois anos”.

A recente atribuição do reconhecimento “Região Empreendedora Europeia 2024”; a candidatura a “Cidade Europeia do Desporto 2025”; a construção de uma cidade “cada vez mais atrativa e cosmopolita” com um Centro Urbano “novo, palpitante e intenso”; o atual Plano para a Coesão Social que canaliza mais de 16 milhões de euros em respostas concretas que vão ao encontro das necessidades das famílias famalicenses, os projetos municipais em curso para a Neutralidade Carbónica, para a Eficiência e Transição Energética, para a Habitação, na área das Smart Cities, a aposta constante na Educação, a estratégia municipal “Do Made IN ao Created IN”, a nova Estação Rodoviária e a futura rede intermunicipal de transportes de Famalicão, Trofa e Santo Tirso, os investimentos em curso de capacitação das freguesias, a construção da futura Residência Universitária, do Centro de Atletismo e o crescimento a Norte e a Sul da Cidade foram alguns dos projetos elencados pelo autarca famalicense, que fazem de Vila Nova de Famalicão um Município “com uma marca que marca”, preparado para “dar o salto” e “ser uma verdadeira locomotiva do desenvolvimento económico e social à escala europeia”.

Mário Passos apontou os famalicenses como “os grandes responsáveis pelo engrandecimento do território”. “É de elementar justiça evidenciar que a afirmação de Famalicão nos mais variados domínios, e em todos os cantos do mundo, se deve a contributos como aqueles que vocês dão”, disse, referindo-se às 14 personalidades e 20 instituições famalicenses homenageadas no Dia da Cidade.

É o caso da diretora do Parque de Serralves, a famalicense Helena Freitas, que recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal a Medalha de Mérito Municipal Ambiental.

“Foi das coisas mais bonitas que me podiam ter concedido. Tenho imenso orgulho em dizer que nasci neste concelho, que é um concelho empreendedor e que está à frente e que abraça também a causa da natureza e do ambiente”, referiu.

“Temos todos que ser guardiões do ambiente e da natureza. Não haverá prosperidade económica e social se não tivermos essa condição”, acrescentou.

Destaque para a Medalha de Honra do Município entregue ao mestre Alexandre Carvalho, fundador da Associação e Federação Alex-Ryu-Jitsu. “Uma grande alegria para mim, mas também para toda a Federação. Já recebemos muitas distinções, mas esta carrega uma grande responsabilidade”, disse.

Neste Dia da Cidade foi ainda homenageada a neurocientista Ana João Rodrigues, com a Medalha de Mérito Municipal de Ciência. A Medalha de Mérito Municipal de Benemerência foi entregue ao Rotary Club de Vila Nova de Famalicão, à Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Lousado, à Cruz Vermelha de Ribeirão e ao enfermeiro do CHMA José Luís Ribeiro.

A Medalha de Mérito Municipal Desportivo foi entregue ao Ténis Clube de Famalicão, à Amitorre Associação de Solidariedade Social Monte Alvar e aos dirigentes desportivos Joaquim Alberto Azevedo (União Desportiva Bairrense), Laurentino Gomes Ferreira (G. D. Cavalões) e Carlos Alberto Cruz (Clube Desportivo Lousado).

Receberam a Medalha de Mérito Municipal Económico a Sociedade Industrial do Louro, a Ourivesaria Carvalho, a Telhabel Construções, a Drogaria Central do Louro, Manuel Faria Pinheiro da Silva, Luís Manuel Machado Macedo e Manuel Santana Vilela.

A Medalha de Mérito Municipal Cultural foi entregue a João Charters de Almeida, autor dos icónicos painéis de azulejos que revestem a Fundação Cupertino de Miranda, ao jornalista José Clemente, ao fadista José Marão (a título póstumo), ao artista Santiago Belacqua e aos Agrupamentos de Avidos, Carreira, Delães, Joane, Landim, Mogege, São Pedro de Bairro, São Pedro de Esmeriz, Vale São Cosme, Vale São Martinho e Vermoim da Fraternidade Nuno Alvares.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES