Sábado, Maio 28, 2022
31.1 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão celebra 400 anos do nascimento de Molière

Famalicão celebra 400 anos do nascimento de Molière

© CM Famalicão

Entre os dias 5 e 7 de maio, Vila Nova de Famalicão está mobilizada para celebrar os 400 anos do nascimento de Molière com uma série de iniciativas que envolvem cerca de uma centena de alunos e professores de três agrupamentos de escolas famalicenses – D. Sancho I, Padre Benjamim Salgado e Gondifelos -, assim como da ACE Escola de Artes de Famalicão. Para além das encenações de peças de Moliére que serão apresentadas na Casa das Artes de Famalicão e no Teatro Narciso Ferreira, destaque para a presença do ator francês Eric Génovèse, da Comédie Française, que vai lecionar uma masterclass e protagonizar uma leitura encenada, no sábado à noite, antes da entrega dos prémios do Festival de Teatro.

As comemorações sobre a efeméride do dramaturgo francês iniciam-se nos dias 5 e 6 de maio, às 21:30, na Casa das Artes, com a estreia de «As Artimanhas de Scapin», numa coprodução da ACE Famalicão e Casa das Artes de Famalicão. Já na tarde do dia 7 de maio, os alunos do Curso de Teatro da ACE Famalicão vão ter uma masterclass com Eric Génovèse, ator da Comédie Française, na Casa das Artes.

No dia 7 de maio, a partir das 16:00, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, alunos do 3.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado, D. Sancho I e de Gondifelos vão participar no Festival de Teatro Escolar, apresentando em palco peças de teatro de Molière, na língua francesa, que prepararam com os seus professores, entre elas, «Le Bourgeois Gentilhomme», «L’Ecole des Femmes ou L’Oiseau en Cage» e «Les Femmes Savantes ou Debout les Carottes».

De referir que este projeto escolar iniciou a sua preparação em setembro de 2021 com a realização de uma formação dirigida a professores de Francês e ministrada pelo formador Jan Nowak («Drameducation – dispositivo 10 sur 10»). Esta teve como objetivo preparar os professores da disciplina de Francês para a planificação de conteúdos letivos e a encenação, com os seus alunos do 3.º ciclo, de uma das peças de teatro de Molière, na língua francesa. Antes de se apresentarem no festival, os alunos tiveram oportunidade de apresentar o seu trabalho à respetiva comunidade escolar, num momento realizado na sua escola.

O encerramento da iniciativa acontece no sábado à noite, pelas 21h30, na Casa das Artes de Famalicão com leitura encenada protagonizada por Eric Génovèse, que fará a leitura de excertos da peça «Le Tartuffe» (O Impostor) de Molière, seguindo-se o momento protocolar de entrega dos prémios ao vencedor e participantes do Concurso de Teatro Escolar, que contará com a presença da representação diplomática de França, de parceiros envolvidos nas comemorações e o presidente da Câmara Municipal.

Refira-se que as comemorações dos 400 anos do Nascimento de Molière em Portugal são uma iniciativa que envolve o Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França em Portugal, a Alliance Française de Guimarães-Braga, o E.Leclerc Famalicão (Culturissimo France), a ACE Famalicão – Escola de Artes, a APPF – Associação Portuguesa de Professores de Francês, o «Drameducation – dispositivo 10 sur 10», o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS