As freguesias de Castelões, Seide e a União de Ruivães e Novais, no concelho de Vila Nova de Famalicão, foram reconhecidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), como Eco-Freguesias XXI pelo trabalho desenvolvido na promoção de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. A freguesia de Seide recebeu a distinção pela segunda vez.
A entrega das bandeiras verdes decorreu numa cerimónia que decorreu no passado dia 21 de junho de 2021, em Pombal.
Esta quinta-feira, os autarcas foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, nos Paços do Concelho. O autarca mostrou-se muito “satisfeito e orgulhoso pelo reconhecimento alcançado no concelho” e elogiou o trabalho desenvolvido por estas comunidades.
A distinção nacional resulta de um trabalho de implementação de políticas ambientais e de incentivo das suas populações à participação ativa neste âmbito, como exemplo, o apoio prestado na candidatura das Eco Escolas do território, bem como o surgimento de outros projetos de carácter ambiental, de economia circular e de aproveitamento de recursos (as três freguesias aguardam resultados de uma candidatura ao Fundo Ambiental – Juntar+ 2021).
Castelões, Seide e Ruivães e Novais responderam positivamente a um conjunto de indicadores e critérios que incluem a Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental; Mobilidade; Espaços Públicos; Biodiversidade; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Desenvolvimento Sociocultural e Promoção do Desenvolvimento.
Este reconhecimento incentiva as Juntas de Freguesia a assumir ações cada vez mais amigas do ambiente, a disseminar práticas ambientais nas suas iniciativas e a promover atividades mais sustentáveis. As bandeiras Verdes que Castelões, Seide e Ruivães e Novais irão hastear simbolizam o seu compromisso em continuar a trabalhar por um território e comunidades mais sustentáveis.