Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão bate novo recorde e é o terceiro concelho mais exportador do...

Famalicão bate novo recorde e é o terceiro concelho mais exportador do país

© CM Famalicão

O concelho de Vila Nova de Famalicão registou, em 2023, o maior volume de exportações de sempre, consolidando a sua posição como o mais exportador da região Norte e o terceiro mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela, anunciou a Câmara Municipal.

Os números do comércio internacional de Portugal em 2023 foram recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os números provisórios do INE, Famalicão regista, pela primeira vez, um saldo da balança comercial superior a mil milhões de euros (1048 milhões de euros), resultado da diferença entre as exportações (2782 milhões de euros) e as importações (1734 milhões de euros).

Estes valores representam uma subida na ordem dos 4.2% face a 2022, ano em que o concelho registou um volume de exportações de 2616 milhões de euros.

As importações diminuíram, em que em 2022 Famalicão registou 1789 milhões de euros, continuando a ser o segundo concelho do país que mais contribui para o saldo da balança comercial nacional.

Mário Passos fala em “números que orgulham, que reforçam a posição do concelho enquanto motor de desenvolvimento do país e que dão ainda mais força ao título que ostentamos neste ano de 2024 de Região Empreendedora Europeia”.

“Somos um território fértil que cresce a cada ano que passa com a força das nossas gentes e dos nossos agentes económicos, mas que cresce também com as políticas de apoio à atividade empresarial e empreendedorismo promovidas pela autarquia”, acrescenta o autarca de Famalicão.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES