Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão associa-se à rede europeia de Cidades Para a Indústria Sustentável

Famalicão associa-se à rede europeia de Cidades Para a Indústria Sustentável

CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão é a única cidade portuguesa a aderir ao Manifesto – Cidades para a Indústria Sustentável, que junta várias cidades na promoção e implementação da nova Estratégia Industrial da União Europeia, assente numa economia mais verde, inteligente e resiliente.

Baracaldo (Espanha), Detmold (Alemanha), Sindelfingen (Alemanha), Boblingen (Alemanha), Sain Nazaire (França) são algumas das cidades industriais que se juntam a Vila Nova de Famalicão na adesão a este manifesto lançado pela cidade espanhola de Avilés.

A proposta de adesão a esta rede foi aprovada na última reunião do executivo municipal e a sua formalização está agendada para esta quarta-feira, 2 de março, num encontro online que contará com a participação das várias cidades envolvidas e de representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu, do Comité das Regiões, da Rede Eurotowns, entre outros.

“Através deste manifesto, desejamos dar um apoio especial à nossa indústria, líder em inovação e sustentabilidade, e exigir da UE um compromisso e apoio francos que contribuam para o objetivo de termos uma indústria forte e que respeite a neutralidade carbónica, reforçando simultaneamente a sua competitividade em condições equitativas no mercado global”, pode ler-se no documento.

As cidades signatárias deste manifesto comprometem-se a apoiar a transformação para uma indústria sustentável, com recursos mais eficientes e tecnologias e processos industriais limpos; a fomentar a cooperação entre as várias cidades e os principais atores do setor; a estabelecer partilhas e relações de aprendizagem mútuas; e apoiar projetos urbanos e industriais que promovam os objetivos de sustentabilidade da União Europeia (UE), de forma a construir uma Europa competitiva e com neutralidade carbónica.

Refira-se que a 10 de março de 2020, a Comissão Europeia apresentou “Uma Nova Estratégia Industrial para a Europa” e estabeleceu um plano sobre como a Indústria líder mundial da UE poderia liderar a dupla transição verde e digital, aproveitando a força das suas tradições, dos seus negócios e das suas gentes para aumentar a sua competitividade. A implementação da estratégia foi sendo de alguma forma interrompida pela Covid-19, o que levou a Comissão a atualizar a Estratégia, em maio de 2021, para refletir esta situação.

A nova Estratégia Industrial da UE oferece uma abordagem nova e disruptiva à sua política industrial anterior, definindo um leque de ações para apoiar todos os players da indústria europeia, incluindo grandes e pequenas empresas, startups inovadoras, centros de investigação, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros sociais.

Recorde-se ainda que o município definiu uma Estratégia de Diplomacia Urbana para a Internacionalização de Vila Nova de Famalicão – Famalicão Alliance, tendo assumido como ambição de partida a integração e a participação em redes internacionais de cooperação, promovendo a comunicação da identidade de Famalicão assente nas suas marcas distintivas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS