Domingo, Setembro 25, 2022
12.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão assinou acordo de cooperação com cidades da Malásia

Famalicão assinou acordo de cooperação com cidades da Malásia

© CM Famalicão

Famalicão assinou dois memorandos de entendimento com as administrações municipais de Penang Island e de Seberang Perai, na Malásia. A assinatura aconteceu durante a visita de trabalho da comitiva municipal, entre os dias 10 e 17 de setembro, no âmbito do projeto IURC – International Urban and Regional Cooperation, financiado pela Comissão Europeia, através da DG Regio (Direção Geral de Política Regional), no qual o Município de Vila Nova de Famalicão é parceiro.

O Município de Vila Nova de Famalicão esteve representado por uma delegação presidida pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, que também foi acompanhada por altos Representantes da Comissão Europeia para o Programa IURC Ásia e Australásia.

A visita além-fronteiras incluiu contactos institucionais com o Ministro do Ambiente e Assuntos Sociais de Penang State, Phee Boon Poh, e com os Presidentes das Câmaras Municipais de Penang Island e de Seberang Perai, Yew Tung Seang e Azhar bin Haji Arshad, respetivamente.

Estes acordos abrem portas para a cooperação efetiva entre estes territórios nos domínios da economia circular, da gestão de resíduos e da água, do desenvolvimento urbano sustentável e da inovação, através da organização e promoção de eventos conjuntos, visitas técnicas, partilha de conhecimento, envolvimento de peritos e dos principais stakeholders, discussão e desenho de políticas locais nos domínios da transição climática e do Green Deal.

A deslocação à Malásia insere-se na Estratégia de Diplomacia Urbana «Famalicão Alliance» e contribui para alargar o mapa das relações internacionais da cidade de Famalicão e estreitar laços de cooperação e de intercâmbio de conhecimento com outras cidades no mundo.

Como resultados imediatos desta visita de trabalho salienta-se a participação de uma delegação, em representação do Município de Seberang Perai, na International Week de Famalicão, em outubro próximo, bem como a estruturação de um projeto de partilha de conhecimento e intercâmbio de informação e boas práticas entre eco-escolas de Seberang Perai e famalicenses.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS