Domingo, Maio 16, 2021
15 C
Braga
InícioCulturaFamalicão assinala Dia Internacional dos Museus

Famalicão assinala Dia Internacional dos Museus

CM Famalicão

A conferência digital “Juntos fazemos museu. Pensar o desenvolvimento sustentável” é uma das muitas propostas do vasto programa que o Município de Vila Nova de Famalicão, através da sua Rede de Museus, vai promover entre 15 e 18 de maio para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que este ano é celebrado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) sob o tema “O Futuro dos Museus – Recuperar e Reimaginar”.

A iniciativa está marcada para o dia 15, às 15:00, via Zoom, abordando conceitos e exemplos de boas práticas que facilitam a compreensão de como os museus poderão atuar neste novo paradigma do desenvolvimento sustentável. A Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, a museóloga e investigadora Graça Filipe, a diretora do Museu de Lisboa e Presidente do ICOM CAMOC, Joana Sousa Monteiro, e a professora da Universidade de Aveiro, Sara Moreno Pires, são as oradoras convidadas da conferência que vai contar com a moderação de Mariana Espel, do projeto Usina de Eureka.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias até 13 de maio para o e-mail [email protected].

A esta conferência juntam-se outras três dezenas de atividades, online e presenciais, a decorrer a partir das diversas estruturas museológicas do concelho e que incluem por exemplo música, cinema, oficinas, visitas, entre ourtos.

No dia 16 de maio, às 11:00, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane revisita as memórias e vivências das gentes de outrora, tendo o linho como fio condutor através da performance “Vivências do Linho”. A iniciativa terá transmissão online através do Facebook da Rede de Museus. Presencialmente contará com um limite máximo de 10 participantes e as inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 13 de maio para o e-mail [email protected].

No dia seguinte, dia 17, às 11:00, o público poderá conhecer as treze unidades museológicas que compõem a Rede de Museus de Famalicão com uma visita virtual à exposição “Ligados em Rede: Museus de vila Nova de Famalicão”, através do portal do Famalicão ID.

A 18 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional dos Museus, destaque para duas atividades. Uma visita virtual, em www.bernardinomachado.org/, legendada e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, ao Museu Bernardino Machado que convida a conhecer os recantos do Palacete Barão de Trovisqueira. E uma visita à exposição “Espaço Mário Cesariny”, na Fundação Cupertino de Miranda, que traz à memória o espaço-vida-obra do poeta, pintor, tradutor, considerado um dos grandes mestres do surrealismo plástico e literário português.

Nota também para a Noite Europeia dos Museus que será assinalada na noite de 15 de maio, sábado, às 22:00, com o concerto dos músicos Gil Cadeias e Pedro Vilaça no Museu Bernardino Machado, que contará com transmissão online na página de Facebook do museu.

De referir ainda que durante estes quatro dias comemorativos do Dia Internacional dos Museus, será disponibilizado em todos os museus da Rede o projeto “Musear por Vila Nova de Famalicão”, que através de um QR Code apresentará três sugestões de roteiros que convidam a explorar os museus do concelho.

Todas as atividades presenciais seguirão as normas e as indicações da Direção-Geral de Saúde, encontrando-se sujeitas à lotação dos espaços.

O programa completo está disponível aqui.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS