Segunda-feira, Março 4, 2024
11.2 C
Braga
spot_img
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão assinala 198.º aniversário de Camilo Castelo Branco
spot_img

Famalicão assinala 198.º aniversário de Camilo Castelo Branco

DR

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Casa de Camilo assinalam amanhã, quinta-feira, 16 de março, o 198.º aniversário de Camilo Castelo Branco com a apresentação da coleção “Biografias Enoveladas”.

O momento decorrerá a partir as 15:00, na Quintas das Pirâmides, com a presença do vereador da Cultura do Município, Pedro Oliveira, e do diretor da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira.

Trata-se de uma coleção composta por sete biografias ficcionadas da autoria de Camilo Castelo Branco, em formato de bolso. São elas “Beatriz de Marialva”, “Maria Moisés”, “O Cego de Landim”, “A Morgada de Romariz”, “O Africano”, “O Epidauro de Gondifelos” e “O Comendador”.

O romancista nasceu a 16 de março de 1825, em Lisboa. Residiu na casa de Seide, em Vila Nova de Famalicão, durante 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida. Considerada a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português, a Casa de São Miguel de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo de todas as temáticas camilianas. Este ano, assinala-se o primeiro centenário de abertura ao público.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES