Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
12 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão aposta na requalificação de desempregados

Famalicão aposta na requalificação de desempregados

© CM Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Cesae Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, vai promover um curso especializado em novas tecnologias destinado a adultos desempregados, com mínimo de 12.º ano, através do programa DigitalReskilling.

Trata-se de uma formação que tem como objetivo dotar os formandos de competências e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho, numa atividade profissional ligada à análise de dados e Business Intelligence.  O curso tem a duração de 950 horas, com metade da formação feita em contexto de trabalho nas grandes empresas da região, com perspetivas de elevada empregabilidade no final do curso.

O DigitalReskilling é um programa de requalificação profissional de jovens e adultos, através de ações de formação nas áreas emergentes das Tecnologias Digitais, capacitando para o domínio técnico especializado e competências para projetos tecnológicos.

Esta é uma ação que se enquadra nas propostas apresentadas pelo presidente de Câmara Mário Passos no programa eleitoral. “São cursos na área das novas tecnologias e da digitalização, que vão de encontro às políticas educativas municipais para promover a aprendizagem ao longo da vida e igualdade de oportunidades, concretizadas em ações como esta, de formação com vista ao aumento de qualificações e reintegração no mercado de trabalho de ativos desempregados, com percurso académico, mas que necessitam de novas qualificações para se readaptarem ao mercado”, apontou o edil.

A digitalização e o tratamento de dados são áreas em que as empresas têm necessidades de recrutamento, e marcas como a Salsa, TMG, Vieira de Castro, VLB Group, Primor, CMW Foundries, entre outras, já manifestaram interesse em receber alguns destes formandos.

O Data Science & Analytics tem inicio a 23 de janeiro, com formação inicial na Casa da Juventude, e as inscrições estão abertas aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS