Sábado, Abril 20, 2024
16.1 C
Braga
DesportoBocciaFamalicão acolhe Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico

Famalicão acolhe Torneio de Boccia DI do Eixo Atlântico

© CM Famalicão

Mais de duas centenas de atletas provenientes de 16 municípios do Norte de Portugal e da Galiza vão rumar a Famalicão no próximo dia 23 de setembro, para participar na primeira edição do Torneio de Boccia DI (Desenvolvimento Intelectual) do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma iniciativa vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Vale São Cosme.

A apresentação da primeira edição do torneio transfronteiriço aconteceu esta manhã, nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com a presença do secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoán Vázquez Mao, e do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira.

“Famalicão foi o primeiro município a propor algo ligado ao Desporto Adaptado mencionou Xoán Vázquez Mao, explicando que a instituição que lidera escolheu o concelho famalicense para a realização do torneio, não pela proposta ter partido deste, mas porque é um concelho que “tem credibilidade, tem capacidade”, recordando que estão a apoiar a candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025.

“Dou por certo que este torneio vai ficar permanentemente em Famalicão”, referiu o secretário-geral.

Já o vereador do Desporto recordou que a autarquia tem-se empenhado em criar condições para que “todos tenham oportunidade de praticar desporto”, independentemente da sua idade, condição física/intelectual, e estrato social.

“Há aqui um trabalho feito, ao nível municipal, no que refere ao desporto adaptado, que nos levou a apresentar esta proposta que foi aceite pelo Eixo Atlântico”, salientou o vereador, demonstrando-se grato pelo voto de confiança depositado no município famalicense.

“Temos acompanhado, desde o princípio, toda a evolução e todo o trabalho espantoso em prol do desporto no geral, mas principalmente no desporto adaptado, desenvolvido em Famalicão”, referiu Carlos Vasconcelos, da Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), que expressou o seu contentamento em “poder trabalhar com Famalicão” neste evento.

Para além da componente competitiva, o Torneio Boccia DI do Eixo Atlântico, que acontece no dia 23 de setembro, também inclui formação creditada para professores e treinadores de desporto adaptado, e um circuito de atividades desportivas, no qual os atletas participantes poderão experimentar outras modalidades, tais como goalball, futebol, atletismo, ténis, badminton e dança.

O Torneio Boccia DI do Eixo Atlântico é uma iniciativa pioneira na região, cuja organização está a cargo do Município de Vila Nova de Famalicão e do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, contando, para a realização do evento, com a colaboração da ANDDI – Portugal e financiamento do programa de cooperação Interreg España-Portugal, cofinanciado pela União Europeia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES