Sábado, Novembro 27, 2021
8.6 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe reforça apoios no âmbito da ação social escolar

Fafe reforça apoios no âmbito da ação social escolar

CM Fafe

No âmbito das medidas de ação escolar e promoção da igualdade no meio escolar, a Câmara Municipal de Fafe oferece, diariamente, um pão com recheio, ao longo do ano letivo, a todos os alunos do Ensino Pré-Escolar Público e Privado. O lanche é composto por um pão cujo recheio é alternado, podendo ser com manteiga, queijo, compota/marmelada ou fiambre de aves. No ano letivo presente, beneficiam desta medida 1125 alunos.

Para além da distribuição deste lanche, também é garantida a distribuição de fruta e produtos hortícolas, 2 vezes por semana, a todos os alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico Público.

Este é um programa comparticipado pelo IFAP- Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas -, e abrange apenas os alunos do 1.º Ciclo, no entanto o Município de Fafe ciente da importância da promoção de uma alimentação saudável, tomou a iniciativa de abranger também os alunos do ensino pré-escolar com as mesmas medidas, pelo que assume a totalidade dos encargos neste nível de ensino. No 1.º Ciclo, o IFAP apenas comparticipa 6,73€/aluno/ano, pelo que o diferencial é também assumido pelo Município. De acordo com um inquérito realizado a uma amostra representativa destes alunos, o grau de satisfação é bom, no que respeita à qualidade, apresentação e características organoléticas dos produtos distribuídos. Por esta medida são abrangidos mais de 1800 alunos.

Pompeu Martins, vereador da Educação da Câmara de Fafe, explica que “uma das prioridades na ação da Câmara Municipal passa por criar mais e melhores condições na educação dos jovens do concelho. Desta forma, foram criadas novas medidas, que se estendem ao longo deste ano, e que se apresentam como uma estratégia complementar ao sistema educativo, respondendo às necessidades socioeducativas das famílias e procurando a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso de aprendizagem”.

“A distribuição dos lanches escolares e da fruta assume-se como mais uma medida de ação social escolar. O objetivo é sensibilizar os alunos e as suas famílias para a importância da fruta e da sua inclusão na alimentação diária e também contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das populações mais jovens”, finalizou.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS