
Fafe vai receber as Festas da Cidade. Com organização a cargo do Município de Fafe, as tradições serão celebradas com um programa eclético marcado pelas componente festiva e religiosa. Xutos & Pontapés, Karetus, Matias Damásio e D.A.M.A. são os cabeças de cartaz das festividades.
De 1 a 9 de julho, Fafe celebra as Festas da Cidade em honra de Nossa Senhora de Antime. Integrando como é habitual a componente festiva e religiosa, o programa da edição 2023 terá Xutos e Pontapés e Karetus (7 de julho), Matias Damásio e D.A.M.A. (8 de julho). A programação contempla também música, desporto, os números tradicionais habituais – Fado de Coimbra, Mostra de Folclore e Despique das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães, culminado com desfile alegórico na noite de encerramento.
O dia 1 de julho, sábado, marca o arranque simbólico das festas, coincidindo com o dia em que a imagem da Senhora de Antime desce do altar para o andor. Nesse mesmo dia, realizar-se uma encenação de rua, num projeto de teatro participativo, que envolve a comunidade local (grupo coral, músicos e moradores), numa performance que se inicia na zona do Lombo (Fafe) e ruma em direção à igreja de Antime. Nesta data, em Antime, haverá ainda música tradicional e popular, um concerto com “Os Trastes” e tasquinhas na envolvente da Igreja Paroquial.
No dia 2 de julho, domingo, a Praça 25 de Abril será palco das Oficinas da Tradição, numa organização do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães, no âmbito das quais se realizarão oficinas de dança (folclore para todos), música tradicional, instrumentos musicais, jogos tradicionais e populares, numa jornada que promete uma viagem pelas raízes etnográficas do Minho profundo.
Nos dias 6, 7 e 8 de julho, a Praça 25 de Abril acolhe a iniciativa “Arte e Poesia na Praça”. Esta iniciativa realiza-se com apoio do NALF – Núcleo de Artes e Letras de Fafe e os artistas plásticos e os homens e mulheres das letras serão desafiados a apresentar a sua arte ao vivo, nomeadamente através da pintura e da escrita.
O dia 6 de julho, quinta-feira, será marcado pela inauguração da exposição promovida pela Contextile, no Arquivo Municipal. Trata-se de uma mostra intitulada “Lânolinho” e que resulta de uma residência das artistas Mónica Faria e Cindy Steiler dedicada ao têxtil no território de Fafe. A exposição estará patente de 7 de julho a 30 de setembro de 2023. À noite, realiza-se o Desfile de Moda e Vestidos de Chita que terá lugar na Arcada, ao som do DJ Nino que atuará das 21:00 às 00:00.
A noite de sexta-feira, 7 de julho, será marcada pelos concertos dos Xutos & Pontapés e Karetus, que terão lugar no Parque da Cidade e cuja zona envolvente albergará os divertimentos e um espaço para street food. A Igreja Nova de São José recebe nessa mesma altura a Noite de Fado de Coimbra – Fado d’Anto. Às 23:30, acontecerá o espetáculo pirotécnico.
O dia 8 de julho, sábado, contempla uma programação onde também não faltará o desporto, nomeadamente provas de ciclismo e um torneio de basquete 3×3 no recinto de BasketArt junto à Torre do Relógio. A noite será animada pela Mostra de Folclore na Praça 25 de Abril e pelos concertos dos cabeças de cartaz Matias Damásio e do famoso grupo D.A.M.A.. Também nesta noite está prevista a realização de um espetáculo pirotécnico e de animação de DJs pela noite dentro.
Arcebispo de Braga preside às celebrações religiosas no domingo dia 9 de julho
No domingo, 9 de julho, e último dia das Festas da Cidade, será dedicado ao programa religioso que começa com uma missa solene na Igreja Paroquial de Antime às 08:50, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Carneiro, acompanhada pelo Coral de Antime, e culmina com a cerimónia do adeus no Lugar do Lombo e regresso da imagem da Senhora de Antime à sua igreja de origem.
O programa religioso contempla, nos dias 7 e 8 de julho, a realização do 42.º Encontro de Coros Litúrgicos do Arciprestado de Fafe, na Igreja Nova de S. José, às 21:00. Em Antime, no dia 8 à noite, terá lugar a Procissão de Velas, com início na Capela de S. Brás até à Igreja Paroquial de Antime, seguida de Pregação e Bênção do Santíssimo, às 21:30.
O domingo constitui o ponto alto das festividades religiosas, atraindo milhares de pessoas que se concentram particularmente na Ponte de S. José onde tem lugar, pelas 10:15, o tradicional encontro de imagens e vénia, uma das mais impressionantes manifestações simbólicas da fé.
A procissão prossegue pelas ruas de Fafe, com uma breve paragem na Câmara Municipal para cumprimentos, seguindo em direção à Igreja Nova de S. José onde se realizará uma missa campal presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. À tarde, e após as habituais orações, realiza-se a procissão do regresso, com despedida no lugar do Lombo, rito de bênção do mural dedicado a Nossa Senhora de Antime e chegada à Igreja Paroquial de Antime pelas 20:00.
Enquanto isso, na cidade, o domingo é dedicado às tradições da música e durante a tarde será apresentado o habitual despique das Bandas Filarmónicas de Revelhe e de Golães. O programa encerra com o Desfile Alegórico – Somos Fafe, a partir das 23:00.