Segunda-feira, Agosto 15, 2022
19.6 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe festeja Nossa Senhora das Graças

Fafe festeja Nossa Senhora das Graças

© Rui Bandeira / Castro Antunes / Paulo Ribeiro

Fafe vai celebrar Nossa Senhora das Graças, em Travassós, de 7 a 28 de agosto. O programa inicia no próximo domingo com a eucaristia dominical às 09:00 na Igreja Paroquial, no final da qual terá início a realização de uma feira de produtos locais.

Num domingo dedicado ao Hastear da Bandeira, durante a tarde irá decorrer a oração do terço e um porco no espeto que será oferecido. A tarde deste primeiro dia conta ainda com animação musical e fogo de artifício.

No dia 19 começa a tradicional Novena Mariana, realizada pelas 18:00, que constará de um momento orativo e da celebração da missa na qual está incluída a pregação.

A Novena prolonga-se até ao dia 27, sempre à mesma hora e local, com exceção da eucaristia do dia 21 que será às 10:00.

As festividades além do programa religioso contam com um programa profano e, assim sendo, de 19 a 21 de agosto, no fim de semana denominado, de ‘Fim de Semana da Rifa’ haverá animação musical com a atuação da Bandalusa, com o Grupo de Tambolineiros “Os Peles”, com a Banda Millenium, com o Rancho Folclórico Cultural e Recreativo de São Miguel do Monte de Fafe, com o Rancho Folclórico de Fafe e ainda com o DJ Ricardo Mendez.

Na sexta-feira e sábado deste fim de semana pode-se assistir pela meia noite a um espetáculo de fogo de artifício. O domingo é também marcado com um tradicional leilão que ocorre pelas 16:00.

Para assinalar o dia de aniversário de Monsenhor Albano Teixeira, ou seja o 22 de agosto, será apresentado o livro “Monsenhor Albano Teixeira, in Memoriam”, pelas 21:30 no recinto do santuário.

Uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora das Graças efetuar-se-á na sexta-feira, 26 agosto, às 21:30, saindo esta da Igreja Paroquial em direção à Capela. Posteriormente pelas 23:30 decorre um momento lúdico com o artista fafense Carlos Pires, terminando o dia com uma sessão de fogo de artifício.

A véspera do Principal dia das Festas, isto é o sábado, 27 agosto, conta com a atuação dos gaiteiros “Zés Pereiras de Barcelinhos” e com a animação do Duo Ofir Show tal como a do cantor Rui Bandeira. Pela noite dentro há lugar para mais uma sessão de fogo de artifício e a atuação de Dj Cozta.

O cume das celebrações festivas é no 28 de agosto com a Eucaristia Solene Campal às 10:00, cantada pelo Grupo Coral de Nossa Senhora das Graças. Pela tarde deste dia, às 14:00 desfilam as Bandas Filarmónicas de Golães e Monção, preparando a grandiosa procissão em honra de Nossa Senhora das Graças, que sairá pelas 17:00, à qual se associam outros andores e pessoas com vestes religiosas. O cortejo será organizado pela 1ª Companhia de Travassós das Guias de Portugal.

Ao findar do dia, realiza-se o concerto levado a cabo pelas Bandas Filarmónicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS