Fafe avança com apoios para esterilização de animais de companhia
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Região / Fafe avança com apoios para esterilização de animais de companhia

Fafe avança com apoios para esterilização de animais de companhia

O Município de Fafe criou um programa municipal de proteção animal, cuja primeira atividade será o apoio aos municípes mais carenciados para a realização da esterilização dos seus animais de companhia.

A Câmara Municipal aprovou um apoio financeiro, que estipula a atribuição de quantias fixas por cada esterilização, definindo o montante de 15 euros para gato macho, 30 euros para cão macho, 35 eirps para gata e 55 euros para cadela.

Raúl Cunha, presidente do Município de Fafe, explica que “a proteção animal é uma área que nos preocupa e, por isso, criámos um programa municipal para responder aos desafios que se colocam, desde logo os problemas associados à sobrepopulação e abandono de animais, sendo fundamental reverter esta realidade”.

“A primeira ação neste âmbito passa pela sensibilização e controlo. Vamos dar um apoio aos munícipes para a realização de esterilização dos seus animais de companhia. Para além de ser uma medida no âmbito da proteção animal, que garante o respeito pela vida animal e a defesa da saúde pública, é também mais um apoio que o Município concretiza”, conclui.

Podem candidatar-se ao apoio financeiro os tutores de animais de companhia cujo agregado familiar possua um rendimento líquido mensal até 501 euros.

Os candidatos têm de fazer prova da situação de carência económica, residência no concelho de Fafe há mais de 6 meses, comprovativo da marcação do animal com dispositivo de identificação eletrónica e do seu registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC), com a indicação de que foi esterilizado, e a realização da esterilização, no período de vigência deste programa, apresentando fatura e declaração do veterinário.