Sábado, Setembro 18, 2021
17.2 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe: Água da Praia da Albufeira da Queimadela distinguida com qualidade de...

Fafe: Água da Praia da Albufeira da Queimadela distinguida com qualidade de ouro

CM Fafe

A praia da Alfubeira da Queimadela, em Fafe, recebeu o Galardão de Qualidade de Ouro 2021, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. A distinção premeia a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

De acordo com os critérios definidos em 2021, para a praia da Alfubeira da Queimadela ter recebido a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, teve de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020);
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2020) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares. Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100 ML para os Enterocos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;
  • Na última época balnear, não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência / aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição de pratica balnear e/ou interdição temporária de praia.

Raúl Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, mostrou-se “muito satisfeito” pelo facto de a Barragem da Queimadela receber mais uma distinção, somada à recentemente atribuída da Bandeira Azul. Esta distinção é um carimbo que confirma a qualidade de ouro da Barragem da Queimadela, um dos maiores pontos turísticos do concelho de Fafe. A Câmara tem investido, de forma contínua, naquela Albufeira, promovendo as suas potencialidades no turismo, no lazer, no desporto e na preservação ambiental”, disse o autarca.

Este galardão é o resultado do trabalho e do investimento na melhoria de condições para todos os que visitam aquele espaço ao longo do ano e é, simultaneamente, um estímulo à prática balnear na Barragem da Queimadela”, finalizou.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS