Sábado, Julho 20, 2024
20.6 C
Braga
BragaExposição “Renascença” para ver na Quinta Pedagógica de Braga

Exposição “Renascença” para ver na Quinta Pedagógica de Braga

© Quinta Pedagógica de Braga / Cláudio Fernandes

Inaugura, no dia 1 de junho, na Quinta Pedagógica de Braga, a exposição de fotografia “Renascença”, da autoria de Cláudio Fernandes, fotógrafo há mais de 20 anos no Brasil, com curadoria de Nicolas Martin Ferreira.

A mostra, composta por 23 fotografias a cores, vai estar patente até 30 de junho, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói e da Câmara Municipal de Braga.

Neste projeto, o artista destaca subtilmente a beleza invisível e oculta da natureza. Sensível à sua preservação, o seu olhar poético oferece sob a sua lente fotografias com incríveis densidades e variações de jardins filtrantes, que contribuem para a inversão do processo de degradação ambiental.

Nas suas fotografias, Cláudio Fernandes convida os espetadores a um mergulho numa bela variedade de imagens: plantas amazónicas em forma de coração chamadas “Princesas da água”, nenúfares flutuantes em lentes de água, plantas curvas como se estivessem deitadas pelo vento, campos de junco nos pântanos, folhas em forma de concha, libélula, sistema de jardins filtrantes com tanques de sedimentação para purificação da água pelos ativos da própria flora ali instalada minuciosamente.

A exposição procura sensibilizar os visitantes para a sustentabilidade e para a preservação do meio ambiente. Com o objetivo de restaurar a beleza da natureza, da fauna e da flora, vemos que cada planta, cada inseto, cada alga, enfim, cada microrganismo tem um objetivo específico de limpeza da água e restauração do microssistema. A natureza, uma vez renascida – por isso o nome da exposição –, está pronta para servir ao bem-estar da Humanidade.

A exposição insere-se no âmbito da geminação da cidade de Braga com Niterói, em que o objetivo é transmitir imagens fotográficas para salvar algumas memórias, e também despertar a consciência para um mundo mais justo e limpo a todos os seres.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES