Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
10 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEvocação das tradições locais e da etnografia encerra programação de Natal em...

Evocação das tradições locais e da etnografia encerra programação de Natal em Esposende

© CM Esposende

O Município de Esposende encerra a programação da quadra natalícia com dois eventos musicais dedicados às tradições locais e à etnografia.

Na próxima sexta-feira, dia 6 de janeiro, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende convida a uma viagem às tradições natalícias através de um recital de canto e poesia “O Natal na tradição de Esposende”, a decorrer a partir das 21:30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Sob a direção musical de António Ribeiro, serão interpretadas canções tradicionais portuguesas para este tempo e vilancicos ibéricos, intercaladas com contos, poemas e apontamentos etnográficos de vários autores do concelho, como Abel Vinha dos Santos, Agostinho Teixeira, Albino Pedrosa Campos, Carlos Barros, Pe. João Porto Soares, Jorge Braga, José Felgueiras, Manuel de Boaventura, Manuel Maria Silva Costa, Manuel Sobral Torres e Pe. Manuel de Faria Borda. A sessão contará com a narração e recitação de alguns dos autores.

Entrelaçando os ambientes etnográfico e religioso, o concerto “Cantares ao Menino”, a ter lugar no próximo domingo, dia 8 de janeiro, pelas 16:00, na Igreja Matriz de Esposende, apresentará canções tradicionais de ciclo natalício, interpretadas pelo Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, que assume a coprodução do evento, assim como pelo Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa, pelas Cantadeiras do Vale do Neiva e pelo Grupo Folclórico de Coimbra. O evento contará, ainda, com a participação especial do Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, que intercalará a apresentação dos grupos etnográficos com música coral dedicada a esta época festiva.

Ambos os concertos têm entrada gratuita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS