
A Câmara Municipal de Barcelos aprovou hoje assumir os custos referentes a 50% do passe escolar que os alunos do Ensino Secundário deveriam pagar, entre janeiro e dezembro de 2021. Os alunos terão um passe totalmente gratuito, uma vez que metade dos custos já eram suportados pelo Município, sendo agora os restantes 50% também assumidos.
O valor será assumido através do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, previsto no Orçamento de Estado para 2021. Mantém-se assim, a gratuitidade do transporte escolar para os alunos do ensino secundário, que vigorou em parte do ano de 2020.
O Executivo aprovou, ainda, o pagamento dos custos relativos às linhas intermunicipais de transportes públicos de passageiros, no valor de 16.859,34 euros, quanto à percentagem de quilómetros percorridos pelas operadoras de transporte no território de Barcelos – carreiras Braga-Barcelos-Apúlia por Esposende, Braga-Barcelos por Prado – no âmbito da decisão da Comunidade Intermunicipal do Cávado de afetar a cada Município o custo respetivo das carreiras intermunicipais. Esta verba está assegurada pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária e ao Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público.