Segunda-feira, Maio 16, 2022
18.9 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoEstudantes de Erasmus recebida na Câmara de Celorico de Basto

Estudantes de Erasmus recebida na Câmara de Celorico de Basto

© CM Celorico de Basto

Uma comitiva de 30 alunos e professores participantes no projeto Erasmus foi ontem recebida nos Paços do Concelho de Celorico de Basto. Oriundos de Itália, Lituânia, Roménia e Turquia, estes jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos foram recebidos no salão nobre da autarquia celoricense pela vereadora da educação, Maria José Marinho.

Este é um projeto desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, criando a oportunidade de intercâmbio de experiências, promovendo a interculturalidade, dando a possibilidade aos mais jovens de estreitar o sentimento da cidadania Europeia.

Para Ângela Lopes, coordenadora do projeto Erasmus do Agrupamento de Escolas deste concelho, “este é um trabalho colaborativo entre escolas de vários países e é uma ação essencial dentro do plano de internacionalização do agrupamento”. “O nome do projeto é coexistência, respeito e cooperação e são exploradas as identidades culturais que nos unem bem como o papel dos atores escolares, tendo em vista o sucesso da aprendizagem dos alunos”, disse.

Os professores que acompanham os alunos destacaram “o calor e simpatia com que foram recebidos, bem como o esforço do agrupamento de escolas e da autarquia na valorização cultural, resultando daí uma experiência muito interessante para quem visita Celorico de Basto pela primeira vez”.

Maria José Marinho destacou “a importância destas iniciativas e a oportunidade que representa para jovens destas idades, poderem conhecer países e culturas diferentes, promovendo assim valores tão importantes como a tolerância e o respeito pelo próximo, contribuindo assim para um mundo melhor”.

A todos os membros da comitiva foi transmitida uma mensagem de boas-vindas e oferecida uma lembrança de Celorico de Basto, desejando que “a estadia neste concelho seja proveitosa para todos os participantes”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS