Sábado, Abril 27, 2024
9.5 C
Braga
RegiãoBarcelosEstátua ao Bombeiro de Barcelos faz hoje 70 anos

Estátua ao Bombeiro de Barcelos faz hoje 70 anos

Efeméride.

© CM Barcelos

O Município de Barcelos assinalou hoje os 70 anos do “Nobre Monumento ao Bombeiro Voluntário”, uma escultura em bronze representando um bombeiro com uma criança ao colo, assente numa base de pedra granítica, que está instalada no topo da área pedonal da Avenida da Liberdade.

A cerimónia de celebração deste aniversário contou com a presença do autarca Mário Constantino Lopes, e dos três comandantes das corporações de bombeiros do concelho, nomeadamente Barcelos, Barcelinhos e Viatodos.

Depois de feito o enquadramento histórico relativo ao processo de construção do monumento, foi acesa a chama em homenagem aos soldados da paz e colocada uma coroa de flores na base do monumento.

A cerimónia de celebração dos 70 anos da estátua ao Bombeiro é uma homenagem aos seus autores e visa “recordar todos aqueles que contribuíram com a sua vida associativa à nobre causa de ajudar e socorrer as populações”.

O Monumento ao Bombeiro Voluntário, em Barcelos, foi o primeiro a ser edificado no país. Manuel Augusto Vieira, vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, tendo vivido nos inícios do século vinte em Buenos Aires, quis implantar na cidade um monumento ao bombeiro, idêntico ao existente em plena praça pública de S. Tiago do Chile. Com a aprovação de toda a direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, em 1951, a proposta avançou para projeção e análise de vários estudos.

Por subscrição pública, a obra foi entregue ao escultor portuense Henrique Moreira e, em 29 de abril de 1953, em reunião ordinária da Câmara Municipal de Barcelos, foi deliberado contribuir com uma comparticipação monetária de 15 mil escudos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelos para erigir o monumento, que foi inaugurado a 21 de março de 1954.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES