A EB 2,3 de Real, em Braga, recebeu, esta sexta-feira, a cerimónia de entrega dos selos “Escola Milage” aos agrupamentos de escolas que participaram no projeto e o troféu ao aluno classificado em primeiro lugar no quadro de pontuações de matemática.
O “Milage Aprender+” distingue, a nível nacional, as escolas que demonstraram um forte compromisso na promoção de ambientes de aprendizagens inovadoras com recurso à App Milage Aprender+ com o Selo Escola MILAGE APRENDER+ (2022/2023).
O projeto é dirigido para alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, abrangendo cerca de 2.194 alunos e 117 professores dos Agrupamentos de Escolas de Alberto Sampaio, André Soares, Carlos Amarante, Celeirós, D. Maria II, Dr. Francisco Sanches, Maximinos, Mosteiro e Cávado, Real e Trigal Stª Maria.
“O Município de Braga tem vindo a apostar fortemente na promoção do sucesso escolar através do desenvolvimento de diversos projetos e iniciativas de cariz pedagógico não formal e de recorte inovador. A parceria estabelecida com a Universidade do Algarve, a qual desenvolve o software MILAGE APRENDER +, visa alargar as aprendizagens para espaços de salas de aulas virtuais, num sistema de aprendizagem misto, procurando garantir a motivação e a melhoria das aprendizagens na área da matemática, mas também noutras áreas de ensino”, refere a autarquia bracarense.
Com a app “MILAGE APRENDER+” é implementado um plano de inovação e de promoção do sucesso escolar com as salas de ensino misto (presencial e online) motivador e promotor de uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, com maior autonomia e diferentes estilos de aprendizagem em ambiente gamificado e com vídeos educacionais.
“Este plano torna-se uma oportunidade de desenvolvimento profissional para que os professores fiquem capacitados e desenvolvam com os alunos as competências do século XXI, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais, que se traduzem em novas práticas pedagógicas”, finaliza o município.