O Município de Esposende vai lançar o procedimento concursal para a instalação de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos. Na reunião do Executivo Municipal foi aprovada a instalação de 25 equipamentos, em todas as freguesias do concelho.
“Numa lógica de coesão territorial, a Câmara Municipal optou pela instalação de postos de carregamento de viaturas elétricas em todas as freguesias, com reforço em locais de maior procura”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Segundo o artigo 23.º do Anexo I, da Lei nº 75/2013 “é competência material da Câmara Municipal criar, construir e gerir instalações, equipamentos, serviços, redes de circulação, de transportes, de energia, de distribuição de bens e recursos físicos integrados no património do município ou colocados, por lei, sob administração municipal”.
Alinhado com o comprometimento nacional para atingir a neutralidade carbónica no ano de 2050, o Município de Esposende dá um passo significativo com a instalação de carregadores de viaturas elétricas, como forma de incentivo à utilização deste novo tipo de viatura.