Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
17.5 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeEsposende vai criar parque canino

Esposende vai criar parque canino

© CM Esposende

O Município de Esposende vai avançar com a execução do Souto Citadino, na zona nascente da cidade, e um parque canino. O projeto traduz-se na requalificação de um espaço contíguo à Estrada Nacional 13, no percurso entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal.

O objetivo passa por conferir uma nova imagem a uma área que se encontra quase abandonada, dotando-a de três valências, nomeadamente um Parque Canino, Souto Citadino e Coleção de Árvores Notáveis, estando igualmente prevista a instalação de um apoio/bar e sanitários.

A autarquia acaba de lançar o concurso público da intervenção, que tem como valor base de 386.900 euros e um prazo de execução previsto de 5 meses, prevendo-se que os trabalhos possam iniciar-se ainda este semestre.

O espaço em causa corresponde a uma área de cerca de 3800 metros quadrados, delimitada a nascente pela EN 13, a norte pela Rua António Cruz, a poente pela Urbanização Sudeste e a sul pela Rua Bombeiros Abílio Nunes Novo.

A intervenção contempla a criação de circuitos pedonais, promovendo a ligação entre os vários espaços e a ligação entre a cidade e a superfície comercial existente a nascente.

O parque canino consistirá num espaço vedado com 665 metros quadrados, onde os cães podem brincar e socializar sem trela. Será equipado com diversos obstáculos de agility, bebedouro para cães, bancos e papeleiras com dispensador de sacos para dejetos, e terá dois pontos de acesso opostos, dotados de antecâmaras.

Toda a área será relvada, no interior do recinto canino serão mantidos e reforçados os choupos e no alinhamento da EN 13 será feita a plantação de árvores, estando também prevista a plantação de arbustos em sebe ao longo das traseiras das garagens existentes, melhorando, assim, o enquadramento visual a partir da Estrada Nacional.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, refere que “esta intervenção se enquadra na estratégia de reabilitação urbana que o Município tem vindo a desenvolver, com o intuito de dar resposta às atuais necessidades do território. Neste contexto, pretende-se dinamizar e promover novas vivências no espaço urbano, conferindo simultaneamente uma imagem mais atrativa a uma das faces da cidade com maior visibilidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS