Sábado, Abril 20, 2024
16.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEsposende sensibiliza para importância das árvores e da floresta com oficinas de...

Esposende sensibiliza para importância das árvores e da floresta com oficinas de brinquedos

© CM Esposende

Com o objetivo de assinalar o Dia da Árvore, que se comemorou a 21 de março, o Município de Esposende promoveu a Semana da Árvore, entre 20 e 24, através da realização de várias oficinas de elaboração de brinquedos florestais.

A iniciativa envolveu cerca de 230 alunos de todo o concelho, que tiveram a oportunidade de elaborar diversos brinquedos tendo por base apenas resíduos da floresta. “Foram produzidos mais de 600 brinquedos, alguns dos quais réplicas de brinquedos populares, que, no passado, eram concebidos pelas anteriores gerações. Vira-ventos com cascas de eucalipto, animais com bolotas, barquinhos de cascas, entre outros, inserem-se nesta tipologia dos brinquedos tradicionais. Esta atividade permitiu dar espaço à criatividade dos mais jovens resultando na criação de novos brinquedos bastante interessantes, que foram oferecidos aos próprios alunos”, refere a autarquia.

“Recolher materiais orgânicos na natureza, nomeadamente da Floresta, contribui para uma maior aproximação das pessoas aos espaços florestais. Os resíduos florestais recolhidos, para além de serem ecológicos, podem dar origem a interessantes e criativos trabalhos. Esta atividade resulta também em benefícios a nível físico e melhoria das capacidades psicomotoras a mobilidade articular e manual e a coordenação motora, sendo que a nível cognitivo desenvolve a aprendizagem e a criatividade, constituindo uma boa ferramenta para promover a estimulação cognitiva”, finaliza.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES